Morreu nesta quarta-feira, 11, a professora Nelma Eronita Fritsch, aos 92 anos. Em vida ela foi conhecida pelo trabalho de educadora nos municípios da região, principalmente em Santa Clara do Sul, onde recebeu o título de Cidadã Santa-clarense pelos relevantes serviços prestados à comunidade, entre 1967 e 1974.
A então professora aposentada, foi a primeira educadora na Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG), de Santa Clara do Sul, onde depois ocupou o cargo de diretora. Na mesma instituição, também foi coordenadora da escola e assessora administrativa. Estima-se que em torno de 1,5 mil alunos tenham passado por seus ensinamentos.
Biografia
Nelma Eronita Fritsch nasceu em 5 de março 1932, na localidade de Nova Westfália, município de Taquari. Em 1947, a família se mudou para Lajeado, onde ela se casou em 1950 com José Lorton Fritsch e tiveram dois filhos, Roi José e Joel.
Professora estadual aposentada desde abril de 1985, atualmente atuava como voluntária em três entidades do município de Estrela.
Atos fúnebres
O velório de Nelma Eronita Fritsch ocorre na câmara mortuária Jardim da Montanha, capela “A”, a partir das 8h. Após o corpo será translado para o cemitério católico do Bairro Hidráulica, em Lajeado, onde ocorre o sepultamento.