Grandes obras para solucionar gargalos da mobilidade e protagonismo no debate por uma nova ponte sobre o Rio Taquari. Alguns dos planos de Gláucia Schumacher (PP) no campo da infraestrutura viária, parte de um dos três “macrocompromissos” presentes no seu plano de governo e que irão nortear os trabalhos de uma eventual gestão.
Candidata pela coligação “Pra frente Lajeado”, Gláucia deu sequência à rodada de reuniões-almoço com os candidatos a prefeito e vice de Lajeado, promovidas pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com o Fórum das Entidades. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 12, no auditório de eventos da Unimed VTRP, no bairro São Cristóvão.
Acompanhada do candidato a vice, Guilherme Cé (Novo), Gláucia se comprometeu, na frente de empresários e apoiadores, a liderar o movimento por uma nova travessia a Estrela. Destaca que, por se tratar de um projeto complexo, não é algo a ser elaborado de um dia para o outro e pediu colaboração da sociedade para levar a proposta adiante.
“Chegou a hora de parar de fazer de conta. Nós precisamos de uma nova ponte”, frisou Gláucia, que vai buscar um consenso sobre o melhor local para execução da estrutura. “Todo mundo quer ser o pai da ideia. Vamos sentar, conversar e fazer um projeto para tirá-lo do papel”, comenta.
A candidata do PP também quer aproveitar o traçado aberto para a instalação da Ponte do Exército e criar uma rota secundária definitiva para Arroio do Meio. “Não podemos desperdiçar aquele caminho”. Segundo ela, só para asfaltar a via, seria necessário um investimento de R$ 12 milhões.
Reocupação
No âmbito da reconstrução, Gláucia confirmou a intenção de criar parques em áreas destruídas pela enchente. Para ela, é a melhor forma de impedir que famílias voltem às regiões ribeirinhas. “Não será um superparque. É algo mais simples. Se não fizermos nada, degrada. E as pessoas vão reocupar de forma clandestina”.
Ela também diz ser “a favor do Centro Histórico”, sem fazer novas construções, mas adaptando as existentes e tornando-as resilientes. “Não podemos simplesmente abandonar aquela região”, pontuou, ao destacar a permanência do Executivo municipal na região.
Continuidade
Em um dos momentos da palestra, na apresentação dos feitos da atual gestão, Gláucia afirmou que sua candidatura se trata de “uma novidade”, ainda que seja vice-prefeita pelo segundo mandato. “Sou a continuidade, estive no governo do Marcelo Caumo. Mas esse vai ser o governo da Gláucia. Vamos valorizar o que deu certo e olhar para frente”.
Próxima reunião
- 26 de setembro
Carlos Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (MDB)
Coligação Olhos no futuro, mãos à obra