No dia da formalização da Associação Arroiomeense de Desenvolvimento e Crescimento (AADC), uma de suas primeiras ações foi indicar ao governo municipal uma área para a construção do quartel definitivo do Corpo de Bombeiros Militares. O ato ocorreu durante um evento na sede do Clube Bola Cheia, no bairro Bela Vista, com a presença do prefeito Danilo Bruxel.
De acordo com Cristian Finger, presidente da AADC, a proposta sugere que a nova sede seja construída em uma área institucional situada entre as ruas Olmiro Lansin e José Arnoldt, no bairro São Caetano com fácil acesso pela ERS-130. Atualmente, o quartel dos bombeiros está instalado de forma provisória no bairro Bela Vista, em um prédio cedido pela empresa Girando Sol, localizado na Rua das Industrias.
Segundo Finger, a instalação definitiva da corporação no município é essencial para reduzir o tempo de resposta em emergências, como incêndios e resgates, garantindo mais eficiência no atendimento. “A área foi oficialmente indicada ao município, que agora irá avaliar a viabilidade da proposta e apresentá-la ao governo estadual”, explicou.
Durante o evento, a associação também anunciou a intenção de adquirir um acessório para transporte de barcos, atendendo a uma necessidade operacional dos bombeiros. O Tenente Fausto Gusmão Althaus, responsável pelo pelotão em Arroio do Meio, destacou que a corporação está instalada provisoriamente desde a enchente de maio, com a intenção de permanecer no município de forma definitiva.
Atualmente, a equipe dos bombeiros conta com um caminhão bomba-tanque para combate a incêndios e uma ambulância cedida pelo Samu de Lajeado para resgates, além de outros equipamentos. A expectativa é que, em breve, a corporação adquira um barco motorizado e um novo caminhão, cuja compra será viabilizada com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), que destina parte dos impostos de empresas locais para a segurança pública.