Associação propõe área ao governo para construir quartel definitivo dos bombeiros

Arroio do Meio

Associação propõe área ao governo para construir quartel definitivo dos bombeiros

Quartel está instalado de forma provisória no bairro Bela Vista. Proposta visa agilizar atendimentos de emergência e melhorar a estrutura dos Bombeiros na cidade

Associação propõe área ao governo para construir quartel definitivo dos bombeiros
Foto: Gabriel Santtos
Arroio do Meio

No dia da formalização da Associação Arroiomeense de Desenvolvimento e Crescimento (AADC), uma de suas primeiras ações foi indicar ao governo municipal uma área para a construção do quartel definitivo do Corpo de Bombeiros Militares. O ato ocorreu durante um evento na sede do Clube Bola Cheia, no bairro Bela Vista, com a presença do prefeito Danilo Bruxel.

De acordo com Cristian Finger, presidente da AADC, a proposta sugere que a nova sede seja construída em uma área institucional situada entre as ruas Olmiro Lansin e José Arnoldt, no bairro São Caetano com fácil acesso pela ERS-130. Atualmente, o quartel dos bombeiros está instalado de forma provisória no bairro Bela Vista, em um prédio cedido pela empresa Girando Sol, localizado na Rua das Industrias.

Segundo Finger, a instalação definitiva da corporação no município é essencial para reduzir o tempo de resposta em emergências, como incêndios e resgates, garantindo mais eficiência no atendimento. “A área foi oficialmente indicada ao município, que agora irá avaliar a viabilidade da proposta e apresentá-la ao governo estadual”, explicou.

Durante o evento, a associação também anunciou a intenção de adquirir um acessório para transporte de barcos, atendendo a uma necessidade operacional dos bombeiros. O Tenente Fausto Gusmão Althaus, responsável pelo pelotão em Arroio do Meio, destacou que a corporação está instalada provisoriamente desde a enchente de maio, com a intenção de permanecer no município de forma definitiva.

Atualmente, a equipe dos bombeiros conta com um caminhão bomba-tanque para combate a incêndios e uma ambulância cedida pelo Samu de Lajeado para resgates, além de outros equipamentos. A expectativa é que, em breve, a corporação adquira um barco motorizado e um novo caminhão, cuja compra será viabilizada com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), que destina parte dos impostos de empresas locais para a segurança pública.

Acompanhe
nossas
redes sociais