A CCR ViaSul iniciou por volta das 15h de quarta-feira, 11, restrição de fluxo em uma das faixas da pista sentido capital-interior, na ponte sobre o Rio Taquari, em Lajeado. A medida visa contribuir com a manutenção das condições da estrutura durante o período das obras de recuperação.
Conforme a concessionária, monitoramento identificou alterações em um dos pilares da ponte. A CCR ViaSul tomou essa medida em caráter preventivo até que sejam concluídas as análises, projetos e intervenções necessárias que permitam novamente a liberação total.
Dessa forma, a empresa orienta aos motoristas que programem o trajeto visto que o trecho pode apresentar lentidão nos horários de pico. O limite de velocidade no trecho é de 40 km/h.
A inspeção na estrutura iniciou no mês passado com a redução do nível do rio. Na época, a concessionária descartava interromper o trânsito no local. Essa recuperação ocorre quatro meses após o maior desastre climático do Vale, momento em que o nível do Taquari superou os 33m.
Apesar das rachaduras, a CCR reitera não haver risco aos usuários. O monitoramento das partes danificadas será mantido e, ao mesmo tempo, uma empresa terceirizada trabalha para contenção e aumento no volume de concreto e base de aço.
Transtorno no trânsito
A CCR ViaSul mantém obras também sobre a ponte do Boa Vista. Com o estreitamento de pista são esperados momentos de maior lentidão o que pode impactar o fluxo nos dois sentidos. Pelo cronograma de investimentos, a ampliação de faixas deveria ser entregue este ano. Contudo, boa parte dos trabalhos estão atrasados e isso deve ocorrer somente em 2025.
Outro bloqueio no acesso secundário de Lajeado, pela Bento Rosa, também altera as condições do trânsito no mesmo trecho. A orientação aos motoristas é que evitem horário de pico, pela manhã e ao fim do dia.
Líderes locais também criticam a falta de comunicação por parte da empresa. Entre os pedidos, um represente que possa manter uma agenda permanente com a região. Ao mesmo tempo, avança o diálogo sobre uma nova ponte sobre o Rio Taquari. Essa tem sido uma bandeira defendida por candidatos durante a campanha do pleito municipal.