Como você começou a criar abelhas sem ferrão?
Sou policial militar aposentado e em 2017 e jogava futebol, em 2017, em função de uma cirurgia no joelho, não pude mais retornar aos gramados. Descobri, por meio de um amigo, as diversas espécies de abelhas nativas sem ferrão. Elas viraram mais do que um hobby e desde então, me tornei meliponicultor e tenho várias espécies de abelhas no meu meliponário. A atividade é benéfica para a natureza. As abelhas são os seres vivos mais importantes do planeta?
Porque as abelhas são os seres vivos mais importantes do planeta?
As abelhas ajudam a polinizar as plantas. As frutas dependem quase exclusivamente da polinização.
As abelhas são responsáveis pela polinização de cerca de 80% das plantas, o que garante a reprodução delas. Cerca de 70% da agricultura mundial depende, de forma exclusiva, das abelhas. Sem elas, a vegetação seria reduzida, o que afetaria a vida animal do planeta e consequentemente os seres humanos. Um mundo sem abelhas seria um mundo sem pessoas. Por isso, salvar as abelhas é fundamental para salvar o planeta.
A população sabe da importância das abelhas?
Os meliponicultores sabem. Meliponicultor é a pessoa que se dedica a criar abelhas sem ferrão e abrir meliponários. No Vale do Taquari, temos a Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (Amevat). Nos reunimos para trocar informações, trocar enxames e aprender mais sobre a criação de abelhas sem ferrão. Também fazemos seminários e eventos com o objetivo de divulgar a importância das abelhas.
Porque as abelhas devem estar nas escolas?
Justamente pela temática importante que elas representam. Os alunos precisam aprender sobre preservação ambiental e a relevância delas para a biodiversidade. Na Escola Severino José Frainer em Marques de Souza, algo incrível está acontecendo.
Os estudantes são orientados perto por mim e pela Ameat, a preservarem abelhas sem ferrão na escola. Eles aprendem a produzir ninhos artificiais provisórios e a criar atrativos usando geoprópolis, preparando-os em garrafas pet. A escola já tem algumas espécies de abelhas sem ferrão, dentro do projeto “Polinizando o Saber”.
Qual a diferença das abelhas sem ferrão e com ferrão?
As abelhas sem ferrão são mansas, elas não picam, as crianças podem se aproximar e interagir com elas. O mel delas é muito saboroso e medicinal, de melhor qualidade e por isso, de maior valor agregado. Elas também produzem menos quantidade de mel do que as africanizadas.
Como iniciar um meliponário?
Aconselho sempre iniciar com abelhas mais rústicas como a Jataí.
É possível criar abelhas sem ferrão em um apartamento, em meliponários urbanos. Para quem quiser iniciar a produção, aconselho a ter bastante plantas com boas floradas ao redor do espaço onde é feita a criação. Principalmente nativas, entre elas, o fruto do sabiá, pitanga e aroeira. Os meliponicultores iniciantes devem optar pelas espécies jataí em manduri, que são fáceis de criar.