A Secretaria da Fazenda de Arroio do Meio concluiu a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A estimativa de receitas para 2025 é de R$ 144,3 milhões, 10,6% a mais que em 2024. O projeto já foi aprovado após a análise legislativa.
Para o secretário da Fazenda, Valdecir Leandro Crecêncio, o aumento em relação ao ano anterior destaca o desenvolvimento da cidade e a retomada econômica do município após três enchentes históricas. O município, na última semana, passou a figurar na segunda colocação no Vale do Taquari em retorno de ICMS, após a divulgação do índice provisório.
A alta em relação ao ano base de 2023 foi de 6,62%. A projeção para o orçamento de 2025 é considerada significativa. O projeto de lei foi enviado à Câmara de Vereadores para avaliação e aprovação.
Dentro desse orçamento, uma parcela substancial será destinada a investimentos em diferentes setores. As receitas que compõem esse orçamento provêm de impostos municipais, estaduais e federais, destinados principalmente a áreas essenciais como Educação e Saúde, conforme previsto na Constituição.
Crecêncio explica que, após a aprovação no Legislativo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias está concluída e ainda em setembro deve ser enviada a Lei Orçamentária Anual com ajustes. Neste período, podem ocorrer oscilações, levando em consideração os critérios de aumento de receitas e as tendências econômicas nacionais.
Ele reforça que, tanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias quanto a posterior proposição da Lei Orçamentária Anual para o próximo exercício, são projeções feitas baseadas em expectativas de investimentos, mas também de receitas.
Orçamento (R$) nos últimos cinco anos
- 2024: 129 milhões
- 2023: 110 milhões
- 2022: 97 milhões
- 2021: 95 milhões
Fonte: Portal da Transparência Município de Arroio do Meio