Após o sucesso da 3ª etapa do Circuito dos Vales/Omega Construtora, disputada em Bom Retiro, com mais de 1,6 mil participantes, o evento chega a Lajeado, no dia 13 de outubro. A Etapa da Integração/Sicredi será disputada nas modalidades de corrida (3km, 5km e 10km), caminhada 3km e 5km, corrida kids (1km e 500 metros) e ciclismo (40km). Os interessados têm até o dia 29 de setembro para efetuar a inscrição pelo site circuitodosvales.com.br.
A prova de Bom Retiro do Sul ocorreu no domingo, 8, e marcou a retomada do evento ao município, após seis anos. Entre os amantes da competição, Lígia Santos chamou a atenção entre os corredores pela alegria e determinação. No dia em que completou 75 anos, ela participou da corrida dos 5km. “Tenho muita força de vontade, energia e incentivo da família. Tudo isso me ajuda muito”, conta entusiasmada.
A corredora revelou que para competir procura cuidar da alimentação. “Faço tudo que é bom para obter qualidade de vida”. Para ela, o segredo para chegar aos 75 anos com longevidade é a autoconfiança. “Tenho muita fé e autoestima. Tenho convicção do otimismo e do que é bom. E claro, não desanimo fácil. Sigo em frente buscando sempre o que é melhor”.
Amor pelo ciclismo
Marco Antônio Larger, 65, saiu de Candelária para participar da competição. A motivação veio da paixão pelo ciclismo, esporte que pratica há três anos. “Treinamos todos os finais de semana e sempre tentamos sair para participar de eventos na região e fora do Vale”.
Os ciclistas são os primeiros a dar a largada na competição, às 7h30min. Nesta edição, o trajeto único teve 40km. “É uma prova desafiadora, sabemos que o circuito tem elevações graves, mas estamos preparados. Viemos para participar, não competir”.
Família unida
Quem participou pela primeira vez foi a família Teleken, de Arroio do Meio, Henrique e a esposa Carla levaram a filha Sofia, de 9 anos, para participar do evento. Segundo eles, levar a criança é uma forma de incentivá-la à prática de atividades físicas. “É um incentivo para ela saber que é isso também é saúde. A gente gosta muito de atividades e vamos continuar participando. Já estamos inscritos para a etapa de Lajeado.”
Casal que corre junto
Juntos há dois meses, John Weber e Bruna Ferla não só compartilham uma rotina de treinos, como também se apoiam mutuamente, mesmo quando as agendas não coincidem. “Muitos vezes que o John tem descanso eu tenho treino ou vice-versa, a gente se acompanha de bike”.
Apesar dos treinos em ritmos diferentes, eles sempre encontram formas de se apoiar. O casal costuma aquecer e desaquecer juntos, motivando-se durante os treinos, que muitas vezes acontecem na pista. “Cada vez que a gente passa, dá um beijinho, uma piscadinha, e um motiva o outro”, acrescenta Weber.
Nas competições, a atenção um com o outro se intensifica. Ainda que Bruna corra em um ritmo diferente, John sempre está ao lado para acompanhá-la. “Eu deixo ela no pelotão 2 agora, vou pro 1, faço minha prova, e volto para buscá-la.”, relata John sobre a dinâmica nas provas.
No Circuito dos Vales, o casal comemorou um feito especial: conquistaram o pódio geral em uma competição, algo que, segundo Bruna, ainda é novidade para ambos. “É a segunda prova que a gente participa juntos”, comenta, destacando a alegria de compartilhar as conquistas.
Com novos desafios pela frente, Bruna e John se preparam para a próxima prova-alvo: a Wine Run, em Bento Gonçalves, no dia 14 de novembro. “Eu corri duas vezes já e consegui o pódio geral”, conta John, que incentivou Bruna a participar dessa vez. A prova, em dupla mista, será dividida em 10,5 km para cada um.
Antes disso, o casal participará da meia maratona de Porto Alegre, no dia 28 de setembro, onde ambos correrão os 21 km. “Mesma coisa, eu volto buscar ela”, conclui John.
Atividade cultural
Outra atração foi o Projeto “Cultura em Movimento” no Circuito dos Vales 2024. A Orquestra Henrique Uebel, se apresentou por cerca de uma hora, com regravações de vários artistas. O destaque também ficou por conta da participação do cantor sertanejo Heber Falcão.
O projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais o patrocínio de Girando Sol, Fasa, Metanox, Goemil e Baldo. É uma realização do Jornal A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
O local de concentração e largada é divulgado com até 30 dias de antecedência através das redes sociais na página Circuito dos Vales.
Em 2024, a 1ª etapa aconteceu na cidade de Santa Clara do Sul, que estreou no calendário do evento.