O único projeto que integra a pauta da sessão desta terça-feira, 10, na câmara de Lajeado propõe a oficialização do vínculo de “Cidade-Irmã” com Blumenau, Santa Catarina. O projeto é de Ana da Apama (PP) e uma versão anterior tramita no Legislativo nas últimas semanas.
Pelo texto, trata-se de um reconhecimento pelo auxílio prestado pelos catarinenses após a enchente de maio, com o envio de máquinas e servidores para colaborar com o processo de limpeza da cidade. “Blumenau é o terceiro maior município de Santa Catarina, com mais de 360 mil habitantes. Em 2008, Blumenau passou por uma das maiores tragédias da história do país, foram 24 mortos e milhares de desabrigados. A partir desse episódio, o governo iniciou os movimentos para tornar a cidade referência nacional em controle de catástrofes”, cita a justificativa.
O vínculo ainda prevê parcerias, intercâmbios e um estreitamento na relação entre agentes públicos e empresários das duas localidades.
Foi em Blumenau ainda que prefeitos e líderes regionais procuraram exemplo de estrutura e modelo de plano de contingência após as inundações ocorridas em 2023 e em maio deste ano.
Com mais 26 dias antes das eleições, o clima nos bastidores do Legislativo é pautado pelo processo eleitoral, com 14 dos 15 vereadores eleitos em 2020 na disputa por reeleição ou vaga no Executivo. A sessão inicia as 17h e não terá transmissão pelos canais oficiais em função da legislação durante o período de campanha.