O candidato à prefeitura de Roca Sales, Adovandro Luíz Fraporti, conhecido como Dinho (Podemos) participou da sabatina desta segunda-feira, 9. Promovida pelo programa “Frente e Verso”, a entrevista foi definida por ordem de sorteio, com os postulantes do município. Dinho apresentou propostas para reconstrução do município, manutenção de empresas, empregos e pessoas.
Entrevista
Adovandro Luíz Fraporti, conhecido como Dinho, candidato à eleição de Roca Sales
O que te leva a colocar o teu nome à disposição exatamente nesse que é um momento mais desafiador de Roca Sales
Entrei faz uns seis meses, amigos me convidaram para participar, para ser prefeito de Roca Sales e o que mais me levou para ser candidato a prefeito foi querer mudar a cidade. A cidade hoje está muito destruída e vejo que precisa de uma pessoa com seriedade, honestidade para querer arrumar Roca Sales. Temos que mudar essa política velha de Roca Sales e investir em pessoas novas.
O que é mudar a política velha para a política nova?
Mudar a política velha para a nova é colocar pessoas sérias, pessoas que vão entrar e trabalhar para a população e não para cinco ou seis pessoas só. A gente fala em política velha porque não dá mais. A gente tem que mudar isso, pois quando pessoas sérias e honestas querem trabalhar, querem ser prefeito na cidade, são pessoas que vão fazer.
O que vocês estão projetando, quais são as propostas concretadas que estão no seu plano de governo para serem implementadas em Roca Sales?
Sim, eu vejo para Roca Sales, pessoal tem projeto de pontes e o nosso partido também tem projetos de pontes para fazer que seria as pontes entre a JBS e o Curtume e a segunda na 21 para dar outro acesso por Roca Sales. Mas eu vejo, como empreendedor, que a ponte, ela é importante, mas acho que teria outras coisas mais importantes. A ponte vai ajudar as pessoas a passar quando der a enchente e depois da enchente, então, como sou empreendedor quero ir mais além, quero ajudar o comércio de Roca Sales.
O que são as coisas mais importantes no seu ponto de vista e como ajudar o comércio empreendedor que você fala?
A minha meta para Roca Sales, quero ajudar o comércio, quero fazer um canal entre a JBS e o Curtume para dar uma vasão a mais no rio Taquari, pois quando ele sobe três ou quatro metros, quero que ele dê uma vasão pelo cana. Vai dar um canal de dois quilômetros onde será revestido de concreto.
Fazer um canal permanente para o rio? Ter passagem permanente naquele local?
Isso, ele vai ser tipo a transposição do rio São Francisco. Quando o rio chegar a três metros acima do nível normal, vai começar a entrar pelo canal, vai sair em linha reta, vai dar um fluxo de água, porque hoje tem uma rua reta ali e para a água ir por cima, demora em torno de 30h, então, a população de Roca precisa ver isso. Imagina, 30h antes e nós dando vasão nessa água para ir embora, em torno de 15% da água vai embora pelo canal. O rio levantou em torno de 20 metros, 15% daria cerca de 4 metros, isso vai ser uma grande coisa para ajudar o comércio.
Tem orçamento para essa obra, como pretendem buscar recursos para concretizar uma obra tão complexa?
Os recursos vamos buscar via federal, porque temos que pensar. Às vezes, as coisas são difíceis, mas se tiver pessoas com vontade, com empenho não é difícil, e a gente vai buscar. Temos que ajudar a cidade de Roca Sales.
As demais propostas do candidato podem ser acompanhadas na íntegra, na transmissão do programa Frente e Verso
Agenda de entrevistas – Frente e Verso
Roca Sales
- 10/9 – 8h30min às 8h50min – Bayard Olle Fischer – MDB
- 11/9 – 8h30min às 8h50min – Jones Wunsch (Mazinho) – PP
Lajeado
- 10/9 – 9h15min às 9h45min – Carlos Ranzi – MDB
- 11/9 – 9h15min às 9h45min – Sérgio Kniphof- PT
Muçum
- 13/9 – 8h30min às 8h50min – Marcos Bastiani – PSDB
- 13/9 – 9h35min às 9h55min – Mateus Trojan – MDB