O município de Estrela enfrenta, como diversos outros do Vale do Taquari e Estado, os grandes desafios do processo de recuperação e reconstrução após as enchentes que atingiram a região nos últimos meses. Entre os esforços para a retomada geral, o setor de turismo se destaca como peça-chave. A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) tem buscado a aproximação com representantes do setor para analisar demandas e discutir estratégias para aperfeiçoar formas de parceria que potencializem a área e impulsionem a economia local como um todo. Nesta segunda-feira, 9, representantes da “Taigi Garden”, vencedora de um recente concurso regional que avaliou hospedagens da região, participaram de encontro com o titular da pasta. Na pauta, propostas de parcerias e projeto de expansão e fortalecimento do turismo local.
Com a infraestrutura turística fortemente impactada pelas enchentes, a revitalização do setor se tornou uma prioridade para o governo municipal. A aposta no potencial turístico de Estrela é vista como um dos principais motores para reerguer a economia local, gerando empregos e incentivando a circulação de visitantes, que podem contribuir diretamente para a recuperação financeira da região.
Um dos exemplos do fortalecimento do turismo na cidade é o Taigi Garden, que recentemente conquistou, com a sua “Cabana Taigi”, o título de campeã da Batalha das Hospedagens, uma competição organizada pelo projeto “365 Vezes no Vale”. A competição, que reuniu 28 cabanas, chalés e pousadas, foi uma importante ação para promover o turismo local e fortalecer o setor durante o processo de reconstrução pós-enchentes. Nesta segunda, o titular da Setcel, Joel Mallmann, recebeu o casal Tatiani Herrmann e Giovane Cossul, proprietários do negócio situado na Estrada Municipal Boa Vista, nº 413, Linha São José, em Estrela. “Um orgulho para a nossa Estrela. Parabéns”, felicitou inicialmente o secretário.
Primeiro lugar invicto
O empreendimento foi eleito o melhor local de hospedagem da região após uma série de votações populares no Instagram. O destino turístico localizado na Linha São José, próximo aos trilhos do trem, iniciou as atividades a partir de 2019 com eventos intimistas no charmoso jardim local. A cabana foi inaugurada em 2022, no segundo andar do salão de festas, e hoje também é muito procurada para comemorações familiares, assim como para ensaios fotográficos em geral.
Com mais de 1,3 mil votos e 59% da preferência popular, a Cabana Taigi derrotou o Chalés Valle di Pietre, de Dois Lajeados, na final da competição. O empreendimento estrelense obteve quase 5 mil votos durante o concurso, vencendo todas as oito etapas de forma invicta. O charme e o cuidado na decoração dos ambientes, como a banheira de imersão em estilo vitoriano, além do belo cenário externo com uma acácia centenária, foram alguns dos fatores que atraíram a atenção do público. A Batalha das Hospedagens não apenas coroou o empreendimento estrelense, na opinião dos participantes, como local de pernoite mais famoso da região, mas também destacou a diversidade de opções de hospedagem.
Pilares da reconstrução
Para o titular da Setcel, Joel Mallmann, a recuperação de Estrela não se limita à reconstrução física da cidade, mas também envolve o fortalecimento de setores estratégicos, entre eles o turismo. “O turismo é pilar essencial em qualquer sólida ‘construção’ de sucesso. É fundamental a promoção de iniciativas que incentivem a presença de visitantes em nosso município, localizado em reconhecida rota de desenvolvimento econômico e em região que cada vez ganha mais destaque através de seus potenciais turísticos”, diz. “A valorização dos empreendimentos locais, das iniciativas que buscam fomentar esse potencial, devem ser valorizados, pois todos os setores saem ganhando em efeito cascata.”
União e fidelidade
Para o casal são muitas as oportunidades, ideias e projetos que estão sendo desenvolvidos ou que ainda podem sair do papel. “Ficamos felizes com o título, é claro, mas não se trata de uma vitória nossa, e sim de toda Estrela, mas também região, que demonstra ter muitas possibilidades, mas que ainda não são valorizadas ou ainda pouco divulgadas”, comenta Giovane. Na opinião de Tatiani Hermann, está aí um grande nicho para o crescimento. “Podemos, em uma união com autoridades, entidades, empresários do setor, criarmos alternativas para tornar o turismo na região mais conhecido e sustentável. Por exemplo, criar roteiros destes locais de hospedagens unindo restaurantes e pontos turísticos de toda a região, com programas de fidelidade e incentivo, o que ajuda a facilitar a vida e atrair turistas”, exemplifica ela.
Giovane completa. “Um empreendimento, independentemente de ser do mesmo ramo e setor, pode e deve apoiar o outro. Exemplo é que mesmo nós que somos do ramo de hospedagem não conhecemos todos os locais que estavam concorrendo no concurso”, explica. “E ainda, ao contrário da Serra ou Litoral, turistas não ficam muitos dias na região a não ser em épocas de eventos regionais. E assim da mesma forma nos locais de hospedagem. Por isso a importância de parcerias entre a rede interessada, o que pode fazê-los conhecer mais alternativas, espaços, e assim ficar por mais dias em nossa região”, atesta ele, ao citar a elaboração de materiais informativos, documentários, mapas online e programas de benefícios entre outros como fontes de qualidade, promoção, atração e fidelidade.