Neste sábado, 7, a Soges será palco de um evento que celebra a herança cultural alemã da região. Sob a coordenação de Andréas Hamester, que lidera os Grupos Folclóricos de Estrela, o evento promete uma imersão na história da chegada dos imigrantes alemães ao Brasil. Para isso, a programação conta com um desfile de trajes típicos e muita música alemã.
Os grupos folclóricos de Estrela, criados em 1964, desempenham um papel importante na preservação e expansão da cultura alemã na região, com uma história de 60 anos de atuações que já percorreram o mundo. A Noite dos Trajes será uma homenagem a essa longa trajetória.
“Utilizando mais de 50 dançarinos como modelos, vamos mostrar o desfile de trajes típicos folclóricos em três etapas”, explica Hamester. A primeira etapa levará o público a uma viagem no tempo, exibindo trajes históricos, muitos deles com mais de seis décadas de existência, cuidadosamente preservados como verdadeiras relíquias culturais. “Já na segunda parte, o público poderá apreciar mais de 40 modelos de trajes, representando as 14 categorias da cultura folclórica alemã”.
A última parte dos desfiles promete uma surpresa aos convidados. “Vamos apresentar sete modelos de trajes que ainda não foram estreados. Eles são resultados de um projeto que iniciamos em novembro de 2023 e concluímos recentemente”, revela o coordenador. Para as novas vestimentas do grupo, que totalizam 260 trajes e quase 2 mil peças confeccionadas, foram necessários 14 profissionais, entre costureiras, alfaiates e artesãos.
Ouça a entrevista completa com Andréas Hamester: