Um campeão mundial da ginástica de trampolim se soma à equipe Adesva/Cetres, de Lajeado, com um sonho ambicioso. Natural de Ouro Preto, em Minas Gerais, Lucas Júnior Tobias, 24, iniciou na semana passada a missão Los Angeles 2028 e pretende estar nas próximas Olimpíadas.
Tobias é um dos principais atletas do país na modalidade e acumula títulos expressivos. É campeão mundial no duplo mini trampolim, mesmo aparelho em que também conquistou um vice-campeonato mundial. A nível continental, tem um bronze no Pan-Americano na modalidade sincronizado e um bronze no Sul-Americano no individual.
Na ginástica de trampolim desde os 8 anos, Tobias sempre morou em Ouro Preto, e agora deixa Minas Gerais para viver, treinar e trabalhar em Lajeado. “Estou muito feliz com essa nova jornada. É uma oportunidade que surgiu quando eu estava prestes a desistir da carreira. Está sendo tudo muito novo, estou me adaptando ao trampolim, a cidade e ao clube. Mas muito focado no meu objetivo”, diz.
A vinda para Lajeado é obra do seu novo treinador, Marcos Minoru Otsuka. Acostumado a competir contra Tobias, ele comemora o fato de agora poder lapidar um dos principais atletas brasileiros na modalidade. “Ele é um atleta pronto, tem medalhas e pódios nas principais competições do mundo. É um atleta diferenciado, dos principais da modalidade no Brasil. Tem idade para mais dois ciclos olímpicos e é nisso que vamos trabalhar. Ele precisava de um apoio maior, de um olhar diferente para conseguir evoluir, e pensou que aqui ele conseguiria. A meta é Los Angeles 2028, levar ele para a Olimpíada.”
Adaptação a Lajeado
Equipe consolidade a nível nacional, a Adesva/Cetres visa formar atletas e tem duas crianças com grande potencial e já medalhistas nacionais, Emily e Helena. A vinda de Lucas surgiu a partir da falta de um profissional para trabalhar no Centro de Treinamento, e culminou na integração de um atleta de elite. “Casou de eu já conhecer ele, de estudar ele como oponente em competições nos últimos anos. Liguei para ele para ver como ele estava, pois na última competição não consegui conversar com ele. Nisso comentei sobre essa nossa necessidade e ele se mostrou aberto a vir para cá para treinar, representar nossa equipe e também trabalhar no Centro de Treinamento”, diz Minoru.
O atleta chegou na quinta-feira passada, dia 29, já conheceu alguns pontos da cidade e iniciou a rotina de treinamentos. “Cheguei faz uma semana, ainda estou conhecendo o pessoal do Cetres, a cultura do Rio Grande do Sul e de Lajeado. Isso demanda tempo, mas estou curtindo. Morei 24 anos em Minas Gerais, então ainda está tudo bem diferente”, diz.
Uma vida na ginástica
Próximo de concluir a graduação em Educação Física, o atleta diz que deve toda a sua vida à ginástica e agora, junto de Minoru, acredita ser possível chegar à próxima Olimpíada. “O esporte tem o poder de mudar vidas e ele mudou a minha. Sou campeão mundial, conheci países, pessoas. Sei que tenho a capacidade. Um dos motivos de eu ter vindo é por confiar muito no trabalho do Minoru, sei o quão bom profissional e experiente ele é na ginástica.”
Com a temporada de competições já próxima do fim, Lucas seguirá o resto do ano treinando para, em 2025, voltar às competições, agora como atleta da Adesva/Cetres.