O banco BTG Pactual anunciou a criação de um fundo para captar pelo menos R$ 40 milhões, destinados a auxiliar pequenas e médias empresas do RS que foram impactadas pelas recentes enchentes. A iniciativa, chamada Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (Fdic) Juntos pelo RS, visa reunir tanto recursos filantrópicos quanto de investidores.
Cada empresa poderá solicitar até R$ 250 mil em financiamento, com prazo de carência de 12 meses para o início do pagamento e parcelamento em até 24 vezes. A taxa de juros será CDI + 1,5% ao ano, considerada abaixo do praticado no mercado.
“O objetivo é utilizar nossa expertise em crédito para fazer com que os recursos cheguem rapidamente aos empresários, oferecendo meios eficientes para que possam recuperar suas operações,” explicou Gabriel Motomura, sócio do BTG Pactual.
A captação de recursos está em fase inicial, e o crédito só começará a ser distribuído quando essa etapa estiver mais avançada. As empresas que poderão receber o financiamento serão indicadas por parceiros do banco.
Além do suporte financeiro, os empreendedores terão acesso a capacitações sobre gestão de crédito e mentorias especializadas, visando melhorar a eficiência no uso dos recursos.