“Deslizamento é muito problemático”

OPINIÃO | DIOGO FEDRIZZI

“Deslizamento é muito problemático”

O 2° Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente, organizado pelo Grupo A Hora em parceria com entidades, traz autoridades e especialistas para falar sobre os temas prevenção, enfrentamento e reconstrução

“Deslizamento é muito problemático”

O 2° Seminário Pensar o Vale Pós-Enchente, organizado pelo Grupo A Hora em parceria com entidades, traz autoridades e especialistas para falar sobre os temas prevenção, enfrentamento e reconstrução. Os painéis começaram ontem, 4, e seguem até hoje na Univates.

Durante as apresentações da tarde dessa quarta-feira reencontramos o professor Masato Kobiyama (foto), da UFRGS, autor da inesquecível e intrigante frase “Lugar bonito é lugar perigoso”, mencionada durante sua passagem por Muçum, antes da tragédia de maio, ao se referir às características da região e ao risco de deslizamentos.

Em sua nova visita ao Vale, deixou novos e provocativos alertas, sobretudo, a respeito do perigo de futuros episódios de movimentação de massa. “Deslizamento é mais perigoso que inundação”, definiu, ao mesmo tempo em que apontou a falta de técnicos especialistas no país capacitados a avaliar os movimentos de massa.

O professor japonês também reforçou o que já disse em outras oportunidades sobre tragédias climáticas, “Educação é tudo”. Nesse sentido, o projeto EDUCAME, lançado pelo A Hora em parceria com os municípios da região, é certeiro ao aproximar nossas escolas e famílias dessa nova realidade por meio de um livro e cartilha.

Aliás, por falar em educação, o teatro Sintonia do Tempo, apresentado pelos alunos do Colégio São José, de Roca Sales, emocionou e fez o público presente no seminário reviver os momentos de tensão durante as históricas enchentes.

Foto: Felipe Neitzke

Debate Vespasiano Corrêa 1

A Rádio A Hora recebeu na segunda-feira, 2, no estúdio em Encantado, os dois candidatos a prefeito de Vespasiano Corrêa para o debate eleitoral. Durante uma hora, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Valmor Gasperini (PP), e o atual prefeito Tiago Michelon (PL) protagonizaram um confronto quente, com críticas e comparações entre administrações. Os principais temas trataram de transparência
dos recursos públicos, saúde, economia e educação. A íntegra do programa segue disponível no canal A Hora TV do YouTube ou na página do Facebook.

Debate Vespasiano Corrêa 2

A tensão e o nervosismo dos candidatos e assessores são comuns nos momentos de apresentação de ideias e contrapontos, como ocorre em debates ao vivo pelo rádio. E talvez por aí se justifica uma das frases do candidato Gasperini em resposta a Michelon. O assunto era a disponibilidade de medicamentos na farmácia municipal. O progressista alegou que pessoas lhe reclamam sobre a falta de remédios gratuitos e, nesse contexto, sugeriu como alternativa que a população busque os medicamentos em farmácias privadas e a prefeitura ressarça esses estabelecimentos. Michelon alegou que essa prática é ilegal. E Gasperini lascou: “É triste ver pessoas que precisam de medicamentos, não tem condições, e precisam comprar. Se é para ajudar alguém, eu prefiro ajudar fora da lei e ter o remédio para tomar. E nós vamos fazer”. Lógico, ao usar a expressão “ajudar fora da lei” deixou a bola quicando para o adversário.

Foto: Matheus Laste

“Estrada detonada”

Trafegar pela rodovia ERS 129, no trecho de estrada de terra entre Roca Sales e Colinas, está cada vez pior. Mesmo em dias de sol, a passagem dos veículos é prejudicada pelo excesso de buracos e pedras soltas. “A estrada está detonada e nãoaparece mais ninguém, não sabemos mais a quem recorrer”, me escreve um morador e usuário diário do percurso, morador de Linha Fazenda Lohman.

Foto: divulgação

Tradição de família

O falecido amigo Jorge Moreira deve ter ficado feliz com a iniciativa de seu neto, em promover um encontro degaiteiros regionais em Encantado. O evento foi no sábado, 31, na casa do Jorge Moreira Neto, e reuniu 15 músicos. O homenageado foi o professor Pedro Amaral, experiente profissional e reconhecido no meio por ensinar e formar novos gaiteiros. Jorge, o avô, até hoje é lembrado pelo seu envolvimento com a tradição gaúcha. Conselheiro Benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), deixou um legado cultural muito forte na região, com a publicação de livros e composições musicais.

Baixinho ausente

Em Encantado, Baixinho Orsolin, candidato a vice-prefeito de Jonas Calvi, tem se ausentado dos primeiros compromissos de campanha. Ele está em tratamento de saúde. Aliás, a última vez que apareceram juntos, pelo menos em fotos, foi no período da convenção.

Eu pergunto:

Qual jingle da campanha eleitoral de Encantado já virou “chiclete”?

Acompanhe
nossas
redes sociais