Na manhã desta quinta-feira, 5, um caminhão enfrentou dificuldades ao tentar atravessar a Ponte de Ferro e não passar na “goleira”, localizada na avenida Senador Alberto Pasqualini, no sentido de Lajeado a Arroio do Meio. A manobra de retorno necessária para desviar do local causou ainda mais congestionamento na área.
Desde 2010, o tráfego de veículos pesados na Ponte de Ferro está proibido, uma medida instituída para preservar a estrutura da ponte e garantir a segurança dos usuários. Apesar das placas de orientação e dos limitadores instalados nos acessos à ponte, no lado de Lajeado, a sinalização não é respeitada.
O problema tornou-se mais frequente desde que a ponte da ERS-130 foi destruída pela enchente histórica de maio. Como alternativas, os veículos pesados são orientados a seguir pela ERS-129, que liga Colinas a Roca Sales, ou utilizar a chamada “Ponte do Exército”. Outra rota possível é pela BR-386, com a utilização da estrada da Barra do Fão, em Travesseiro.
O incidente desta manhã ressalta a necessidade de atenção e cumprimento das restrições de tráfego estabelecidas para a segurança de todos e a preservação das infraestruturas locais.