Governo de Venâncio Aires iniciou no último sábado, 31 de agosto, o desassoreamento do Arroio Castelhano, abrangendo as imediações da estação de captação de água e seguirá por diversos trechos do curso d’água na cidade.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Carin Gomes, a equipe técnica fez levantamento e elaborou projeto que contempla 42 pontos do Arroio Castelhano que se encontram obstruídos com galhos, resíduos e principalmente sedimentos. O projeto foi cadastrado no Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS).
Enquanto aguarda a definição do Estado, o governo municipal faz limpeza dos pontos onde é possível intervir com escavadeiras hidráulicas. Objetivo é acelerar o processo de limpeza do recurso hídrico, melhorando o fluxo d’água em períodos de chuvas torrenciais. Além do Arroio Castelhano, o município já realizou a limpeza de sangas e galerias.
O programa, que integra o Plano Rio Grande, visa promover o desassoreamento e a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em municípios afetados por enchentes. Ele será implementado em parceria com as gestões municipais, com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado, buscando promover mais segurança, estabilidade e resiliência contra alagamentos.