Ocorre nos dias 4 e 5 de setembro, o 2° Seminário Pensar O Vale Pós-Enchente, no auditório do prédio sete da Univates. A presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cíntia Agostini, considera que o evento é uma ótima oportunidade para avaliar as atitudes e resultados das atitudes tomadas durante a catástrofe climática de maio. “Nós vivemos o maior desastre natural do país no Vale do Taquari e é com essa seriedade que devemos discutir e agir.”
A apresentação do evento é composta por especialistas considerados referências em catástrofes. Entre eles Mosato Kobiyama Dr. em geologia; Simone Stülp, secretária de Inovação e coordenadora do Comitê Científico do Piratini e o Erick Moura, Diretor aquaviário do Dnit.
Além de discutir, a intenção do seminário também é realizar um planejamento para minimizar o impacto de futuros desastres. “As dimensões do evento demonstram que os municípios não têm capacidade de atender às demandas de forma isolada. A maioria do planejamento deve ser regional, por meio de um sistema integrado”, salienta Agostini, acrescentando que, apesar da necessidade de um sistema conjunto, é preciso respeitar as particularidades de cada cidade.
O seminário é aberto ao público e não tem custo. A inscrição para participar pode ser realizada através do link.