O governo iniciou a terraplanagem no bairro Medianeira para a construção de 75 novas moradias. A área, adquirida da Diocese de Santa Cruz do Sul e anteriormente pertencente ao Seminário Sagrado Coração de Jesus, é plana e está localizada longe de zonas de inundação. O investimento na compra é estimado em R$ 1,2 milhão.
O projeto inclui a construção de 35 moradias definitivas, financiadas pelo Fundo de Bens Lesados do Ministério Público, e a instalação de 40 unidades modulares, com recursos confirmados pelo Governo do Estado. A terraplanagem começou nesta semana e marca o início das obras no local.
Conforme a engenheira e secretária do Planejamento, Ionara Magalhães, as moradias modulares permite a instalação rápida e eficiente. Essas unidades, fabricadas fora do local, chegam prontas e requerem apenas a colocação de sapatas de nivelamento e a conexão aos serviços de água, esgoto e energia elétrica.
Após a realocação das famílias para as moradias definitivas, esses módulos poderão ser reaproveitados em outras situações conforme a necessidade.
Cada unidade modular terá 27m² e será composta por um dormitório, sala e cozinha conjugadas, além de um banheiro. As moradias virão equipadas com mobiliário sob medida e eletrodomésticos de linha branca. A estrutura das casas, construída em aço galvanizado e concreto, foi projetada para oferecer resistência e conforto aos futuros moradores.