Inovação e associativismo marcam visita técnica de grupo encantadense

em santa catarina

Inovação e associativismo marcam visita técnica de grupo encantadense

Comitiva formada por mais de 30 pessoas, inclui integrantes da Ajev, Aci-e e CIC Teutônia

Inovação e associativismo marcam visita técnica de grupo encantadense
Foto: divulgação

A segunda parte da visita técnica de jovens empreendedores de Encantado levou o grupo para Florianópolis, onde a comitiva conheceu a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que conecta startups e grandes empresas, fortalecendo o setor tecnológico local. Durante a manhã desta quarta-feira, 28, os integrantes assistiram explicações sobre o funcionamento da entidade.

A Associação Catarinense de Tecnologia é um dos principais expoentes do empreendedorismo inovador no Estado. O objetivo da entidade é apoiar o ecossistema local em todas as vertentes, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia em Santa Catarina.

A Acate representa mais de 1,7 mil empresas associadas nos oito polos de inovação e tecnologia do Estado. “É essencial ver as ações e inovações criadas aqui tendo em mente as possibilidades de replicar esses movimentos em nossa cidade e região”, ressaltou Angelita Mocelin Bett, moderadora de núcleos da Aci-e.

Fotos: Matheus Laste

Na ACIF

Durante a tarde, o grupo se reuniu na sede da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para ouvir sobre a experiência da entidade e o desenvolvimento nos 109 anos de existência. Entre as bandeiras erguidas pela associação estão: redução de burocracia, carga tributária e segurança jurídica.

A ACIF possui seis regionais na cidade e conta com mais de 25 núcleos empresariais. A entidade se aproxima de 100 colaboradores e quase 600 voluntários. Atualmente são quase 6 mil empresas vinculadas à ACIF, 50% delas são microempresas. “Foram muitas trocas interessantes com as pessoas, nos conectamos com profissionais de diversas áreas que agregam muito em nossa bagagem”, apontou Cecilia Desordi Lorenzi, integrante da Associação dos Jovens Empreendedores do Vale (Ajev).

O presidente da ACIF, Célio Antônio Bernardi, palestrou aos presentes sobre a importância de dar voz aos jovens que se interessam pela área empreendedora. “No meu tempo, quando jovem, estar na Acif me proporcionou uma grande entrega para a comunidade enquanto eu adquiria habilidades únicas. Eu queria um caminho que me desafiasse e sempre quis empreender. Eu percebi que o associativismo é a arte de desenvolver pessoas”, enfatizou.

Com o fim da visita na Acif, a comitiva retorna para Encantado. A previsão de chegada é na quinta-feira, 29, durante a manhã.

Acompanhe
nossas
redes sociais