Daer cobra de construtora a retomada e conclusão da VRS-811

OBRA ATRASADA

Daer cobra de construtora a retomada e conclusão da VRS-811

Medida surge após manifestações de moradores das comunidades de Forqueta e Linha Cairú, que expressaram insatisfação com o andamento das obras

Daer cobra de construtora a retomada e conclusão da VRS-811
Foto: Gabriel Santos
Arroio do Meio

O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER) anunciou que está exigindo da Construtora Conpasul, responsável pela execução das obras de asfaltamento da VRS-811 entre Arroio do Meio e Travesseiro, a apresentação de um novo cronograma para a conclusão do projeto. A medida surge após manifestações de moradores das comunidades de Forqueta e Linha Cairú, que expressaram insatisfação com o andamento das obras.

O contrato de asfaltamento, firmado com a Conpasul, teve início em outubro de 2021. No entanto, desde então, apenas três quilômetros de asfalto foram concluídos, e outros dois quilômetros permanecem em estrada de chão com intervenções mínimas. O prazo original para a conclusão da obra era outubro de 2022.

Em nota, o Departamento informou que a empresa enfrenta uma série de dificuldades, incluindo um momento de recuperação judicial, mas continua a cumprir seus compromissos com a autarquia. O cronograma da obra foi ainda mais impactado pela queda da ponte da ERS-130 entre Lajeado e Arroio do Meio. “A queda da ponte impossibilitou o transporte do material pétreo da pedreira de Estrela para o local da obra devido à falta de uma rota alternativa viável. O desvio por outras rotas aumentaria significativamente os custos de transporte, o que poderia resultar em apontamentos pelo Tribunal de Contas”, explica o diretor geral do Daer, Luciano Faustino.

Faustino, revelou que a conclusão da obra, anteriormente prevista para o final deste ano, será adiada. A instalação de uma ponte provisória permitirá a retomada do transporte de material pétreo. O Daer, portanto, exigirá da Conpasul um novo cronograma e a retomada dos trabalhos para garantir a finalização do projeto.

Acompanhe
nossas
redes sociais