Univates sedia reunião regional do Plano Rio Grande

CÂMARA TEMÁTICA

Univates sedia reunião regional do Plano Rio Grande

Atividade da Câmara Temática é coordenada pelo vice-governador Gabriel Souza. Prefeitos do Vale e representantes de entidades também participam do encontro

Univates sedia reunião regional do Plano Rio Grande
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado

Lançado em maio deste ano, o Plano Rio Grande chega ao Vale do Taquari na tarde de hoje, por meio da reunião da Câmara Temática. O encontro ocorre no auditório do prédio 7 da Univates, e é coordenado de forma conjunta pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e a Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat).

A atividade será coordenada pelo vice-governador e presidente do Conselho do Plano Rio Grande, Gabriel Souza. Ele tem participado, nos últimos dias, de diversas reuniões da Câmara Temática pelo estado, sendo a mais recente na quarta-feira, 21, em Santa Cruz do Sul, com representantes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).

No evento em Lajeado, participarão gestores públicos dos municípios do Vale e de entidades regionais, além do secretário-executivo do Plano Rio Grande e ex-presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Paulinho Salerno.

Além de apresentar as ações de reconstrução do Estado e resiliência e adaptação climática, Souza vai ouvir demandas dos municípios presentes. Temas como a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, a pavimentação da ERS-129, entre Colinas e Roca Sales, e medidas para socorro às empresas atingidas devem estar entre os assuntos levados para o encontro.

Plano Rio Grande

Lançado pelo governador Eduardo Leite dias após a catástrofe climática que devastou o RS, o Plano Rio Grande tem como objetivo principal proceder com a reconstrução do Estado, tendo a agilidade e a eficiência como premissas. Na parte da governança, foi constituído um conselho, formado por diversos setores da sociedade gaúcha.

O conselho conta com diversas câmaras temáticas, que organizam as pautas e demandas de cada setor para encaminhamento aos órgãos competentes, bem como promovem discussões variadas sobre a reconstrução do RS.

A tarefa da reconstrução inclui os ativos públicos impactados pela enchente que atingiu o RS em maio, bem como outras áreas serem observadas em cada setor da sociedade, para que possa ser restabelecida a economia o mais breve possível, garantindo desenvolvimento, emprego e renda à população.

Acompanhe
nossas
redes sociais