Seminário aponta caminhos para a produção rural

Mudanças climáticas

Seminário aponta caminhos para a produção rural

Colégio Teutônia recebe autoridades, especialistas e agricultores para debater formas de mitigar prejuízos no campo frente a incidência de episódios climáticos extremos

Seminário aponta caminhos para a produção rural
Região convive com extremos. Da crise hídrica de 2020 às inundações recorrentes entre setembro de 2023 e maio deste ano. (FOTOS: ARQUIVO)
Vale do Taquari

Em uma curva de quatro anos, duas safras frustradas pela seca e um ano com excesso de chuva, inclusive com três grandes inundações entre as maiores em 150 anos no RS. Todo o Estado e o Vale do Taquari estão no centro de um assunto que é preocupação global: as mudanças climáticas.

De maneira a ampliar o conhecimento sobre fenômenos climáticos e como eles interferem na produção rural, ocorre hoje o Seminário Pensar o Vale – Os abalos ambientais e o impacto no campo.

O evento a partir das 8h30min, no auditório do Colégio Teutônia, tem a participação de especialistas, autoridades e produtores rurais.

Conforme o diretor do colégio, Mauro Alberto Nüske, há uma tendência real para que episódios climáticos extremos aconteçam de maneira cada vez mais frequente. “Queremos debater formas de enfrentar esses desafios”, assinala.

A programação terá dois turnos de atividades, com dois painéis centrais. Pela manhã, a temática será como os fatores externos interferem na produção. Pela tarde, a ideia é discutir formas de tornar as propriedades rurais mais resilientes. Também estão previstas apresentações de casos.

O Seminário Pensar o Vale – Os abalos ambientais e o impacto no campo – é promovido pelo Grupo A Hora e pelo Colégio Teutônia, com o apoio de Emater/Ascar-RS e Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), e conta com o patrocínio de Reinigend Química do Brasil e da Cooperativa de Crédito Sicredi Ouro Branco. As inscrições são gratuitas. A Emater fará o transporte dos produtores até o Colégio Teutônia.

Debate mundial com impacto regional

De 2020 para cá, produtores rurais do Vale têm enfrentado condições distintas em relação aos plantios e o acesso à água. Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) alertam que o sul do continente americano é um dos locais do mundo a sentir eventos adversos mais extremos.

Em relatório apresentado pela Organização Meteorológica Mundial (OMN – uma das agências científicas dentro da ONU), a última década bateu recordes de calor em todos os anos.

Esse aumento da temperatura no planeta interfere sobre o nível do mar e o derretimento das calotas polares. Conforme o meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Daniel Caetano, a comunidade científica tem observado que a incidência de períodos com mais ou menos chuva tem ido além dos fenômenos conhecidos como El Niño e La Ninã.

“Esses eventos intensos, as chuvas, que esperaríamos a cada 50 anos, vão ser em menos tempo”, alerta. Caetano ressalta que, embora não sejam eventos nunca antes observados, eles serão mais frequentes e, com o crescimento populacional, as catástrofes terão mais impacto social e econômico.

O Promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, será um dos painelistas no seminário. Integrante do grupo do Ministério Público (MP) que estuda a relação entre sociedade e mudanças climáticas, frisa a importância de uma atuação organizada de diferentes segmentos para mitigar os impactos dos eventos extremos.

Para ele, momentos de debate e construção do conhecimento são fundamentais para aproximar a população, repartições públicas, especialistas e empresas, na busca por soluções. “Temos de repensar nossa relação com o planeta. Talvez tenhamos que desacelerar um pouco nesta visão de desenvolvimento. De nada adianta evolução econômica sem sustentabilidade”, defende.

Programação especial

Os programas jornalísticos do Grupo A Hora serão ao vivo, direto do Colégio Teutônia, no Seminário Pensar O Vale – Os abalos ambientais e o impacto no campo. Começa pela pela manhã, às 8h com o Frente e Verso. Em seguida, o Vale em Pauta também repercute as atrações do evento. O encerramento e a análise sobre os painéis fica por conta do Conexão Regional, a partir das 15h. Todas as atrações também serão transmitidas ao vivo pelo A Hora TV no Youtube.

Programação

Abertura: 9h
TED: 9h30min
Márcio Piccinini – Produtor de Roca Sales

10h – Painel: Da porteira para fora
Tema: Como os fatores externos impactam as propriedades e como mitigar perdas
Participantes: Sérgio Diefenbach (Promotor de Justiça), Rogério Ortiz Porto (Geólogo e Economista), Daniel Caetano (Meteorologista da UFSM) e Antônio Sartori (Diretor da Brasoja)

TED: 13h30min
Thalys Rian Stobbe, capitão do Corpo de Bombeiros Militar

TED: 13h50min
Carlos Daniel Fries, técnico da Emater
14h10min – Painel: Da porteira para dentro
Tema: Como preparar as propriedades para conviver com situações extremas
Marcelino Hoppe (Agrometeorologista da Unisc) e Alano Tonin (Engenheiro Agrônomo, assistente técnico regional da Emater)

TED: 15h20min
Adriano Ziger, Biólogo especialista em gestão ambiental

TED: 15h40min
Marcelino Meincke, Consultor e Produtor Rural

Acompanhe
nossas
redes sociais