O Projeto “Cultura em Movimento” no Circuito dos Vales 2024 apresenta diversas atrações artísticas ao longo do ano. O terceiro espetáculo está agendado para 8 de setembro. A Orquestra Bom Retiro do Sul fará apresentação gratuita para quem estiver presente no Parque Pôr do Sol, a partir das 8h45min.
Regente, Celso Luiz Gauer conta que o espetáculo apresenta um repertório eclético e diverso, passeando por vários estilos musicais com musicas instrumentais e cantada. “Vamos trazer ainda mais brilhantismo e alegria ao evento.”
Ele conta que participar do Circuito dos Vales/Omega Construtora será importante para visibilidade. Cita que podem-se abrir portas para se apresentarem em outros lugares do Vale do Taquari e Rio Pardo. “Bom Retiro do Sul é uma cidade que faz e vive a arte musical, oferecendo assim uma oportunidade para desenvolver a aprendizagem, na execução, na qualidade e na divulgação da música como meio sociocultural de grande expressão”, relata
A Orquestra de Bom Retiro do Sul possui uma trajetória de mais de 40 anos de atividade, começando como Banda Municipal e depois passando para a denominação de Orquestra. Hoje possui 16 integrantes, com naipes de saxofones, trombones trompetes, teclado, baixo, guitarra, bateria, percussão e voz. “É um grupo consolidado que a anos toca junto criando assim um entrosamento musical que permite trazer vários estilos musicais como MPB, clássico, latino, étnico e regionalista, com um estilo de orquestra Big Band”, enfatiza.
O projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais o patrocínio de Girando Sol, Fasa, Metanox, Goemil e Baldo. É uma realização do Jornal A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
O projeto valoriza e apoia a música como linguagem e prática artística, e incentiva as manifestações culturais do RS. Os shows têm classificação indicativa livre para todos os públicos e entrada gratuita.