Na última semana, Arroio do Meio recebeu uma importante notícia para o setor da saúde. O Ministério da Saúde confirmou a liberação de R$ 7,4 milhões destinados à construção de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município. O valor também pode ser usado para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a saúde.
Segundo o secretário da Saúde, Gustavo Kasper, as novas UBS serão localizadas no distrito de Palmas e nos bairros Centro e Dona Rita. Além disso, está em fase avançada de licitação a construção de uma nova UBS na Barra da Forqueta, situada em uma área institucional.
Kasper ressaltou que a construção das novas unidades é crucial para a recuperação do sistema de saúde do município, que foi severamente impactado pela enchente de maio. Durante o evento climático, duas unidades de saúde foram completamente destruídas: a UBS do Bairro Navegantes e a UBS do distrito de Palmas. Devido a essa situação, os atendimentos dessas unidades foram transferidos para outros locais temporários como o posto de saúde do centro e do São Caetano.
O secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, também comemorou a conquista e destacou que o município está buscando outros recursos junto à Defesa Civil Nacional e demais ministérios. “Desta vez, conseguimos garantir três novas unidades de saúde. Elaboramos projetos de qualidade e conseguimos os recursos necessários para realizá-los”, afirmou Scherer.