Como surgiu o projeto profissional para atuar como barbeiro?
Ser barbeiro é atualmente, muito mais do que uma profissão para mim. É uma realização pessoal. Foram três cursos iniciais, mas a atualização no mundo da beleza é fundamental. Não dá para parar nunca, tanto pela crescente exigência dos clientes a partir de novas tendências, quanto pela concorrência que é uma realidade cada vez mais intensa em Venâncio Aires e região. Mas, de forma inicial atuei em casa, atendendo amigos e vizinhos. Também atuei em barbearias da cidade até que surgiu a oportunidade de ter meu próprio negócio. Há oito meses minha barbearia funciona no centro da cidade, com uma crescente no número de clientes, e já atendendo também pessoas de referência no esporte local, como por exemplo jogadores da Assoeva e do Esporte Clube Guarani.
Por que empreender?
A adversidade me trouxe à barbearia. Para chegar aqui atuei em outros quatro empregos e ainda trabalho de dia, na barbearia, e de madrugada no setor industrial. Mas empreender é deixar um legado. Empreender é ir em busca dos seus objetivos e sonhos. Mas acima de tudo: é pode ajudar também, de forma direta, minha família, desde minha esposa e filho, mas também meus, por exemplo. Com uma visão clara e determinação inabalável, estou conseguindo transformar meu negócio em um espaço de convivência e cuidado pessoal, além de ser um ponto de encontro de amigos para aquela resenha. Na minha barbearia, recebemos pessoas de diferentes idades, gêneros e origens. É um espaço onde todos são bem-vindos, e isso cria um ambiente de respeito e valorização. Através das redes sociais e do agendamento, consigo alcançar um público maior e oferecer um serviço mais conveniente para meus clientes. A tecnologia tem sido uma grande aliada no crescimento do meu negócio. Garantir os melhores fornecedores, com produtos de qualidade faz parte dos atributos para que também o cliente volte sempre. Mas também não abro mão do network com barbeiros próximos que ajuda muito também.
Como continuar a empreender nessa área?
Ao abrir minha barbearia, meu objetivo sempre foi ir além de oferecer serviços de qualidade. Eu queria criar um espaço onde as pessoas se sentissem acolhidas e tivessem acesso a serviços profissionais a um preço justo. Por isso mesmo, a partir de 2025, além de focar todo meu tempo para a barbearia, quero também no futuro me permitir a empregar e treinar outros barbeiros locais, proporcionando a eles também uma fonte de renda estável e oportunidades de crescimento profissional. A meta é ainda no futuro abrir mais unidades e mesmo expandir para outras cidades o meu modelo de negócio.
Qual é o atual panorama do mercado de barbearias?
O setor vem crescendo ano após ano. Os homens estão cada vez mais vaidosos e a procura pelo serviço de barbearia acompanha este cenário. O homem contemporâneo não tem mais vergonha de assumir: valoriza a boa forma, um bom corte de cabelo, a pele bem cuidada e está sempre buscando novos estilos que expressem sua identidade. O homem da atualidade relaciona a vaidade ao desejo de se sentir bem consigo mesmo e de ser bem-visto pelas pessoas. Já se foi o tempo em que o homem vaidoso era alvo de preconceito e de piadas de mau gosto.