Em razão da destruição deixada pelas cheias, o Parque da Lagoa segue fechado para visitação. O espaço de lazer, às margens do Rio Taquari, foi duramente atingido durante as enchentes de 2023 e em maio de 2024. Devido aos riscos que oferece à população, o Departamento de Trânsito e a Defesa Civil de Estrela interditaram o acesso ao local.
A área do parque se torna perigosa devido à instabilidade do solo nas proximidades. O local passou a atrair ainda mais pessoas durante a semana, após abertura das comportas da Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul. Com dois metros a menos no nível do rio, o coordenador de Trânsito, Frederico Diehl, destaca que a comunidade passou a visitar mais o espaço com o objetivo de visualizar os estragos deixados no leito do manancial.
“Entendemos que as pessoas ficam curiosas. Mas ainda tem risco de desabamento naquele espaço. A barranca pode desmoronar e o rio é fundo naquelas proximidades. Pedimos que a população não se coloque em situação de risco e procure um local seguro caso queiram observar o leito”, alerta Diehl.
O coordenador diz que há outros pontos da cidade com visibilidade ao Rio Taquari, como a Escadaria da Polar e também em outra escadaria localizada na rua Chá Chá Pereira. O local deve contar com fiscalização durante o fim de semana e conta com fitas de isolamento, na tentativa de impedir o acesso da população.
Limpeza do espaço
O secretário de Infraestrutura Urbana, Osmar Muller, afirma que a área do Parque da Lagoa deve passar por avaliação nas próximas semanas. Caso seja comprovado que o local está seguro para visitação, a pasta avança na limpeza e avalia as possibilidades de investimento. Enquanto isso, a recomendação é buscar outros espaços de lazer.
“Nossa prioridade de limpeza foram ruas da cidade e recolhimento de entulhos. Passada essas tarefas, vamos avançando em outras áreas. Dentro de 15 dias, o Parque Princesa do Vale também deve estar pronto. No entanto, este espaço já está aberto para visitação”, destaca o secretário.
O Parque Princesa do Vale foi reaberto à comunidade há cerca de um mês.