“Sempre tento reinventar as práticas pedagógicas”

ABRE ASPAS

“Sempre tento reinventar as práticas pedagógicas”

Após a EMEF Professora Odila Rosa Scherer, em Venâncio Aires, ser severamente atingida pelas enchentes de maio, a professora Liliana Becker Moraes, 39, encontrou uma forma de amenizar os traumas vividos e restaurar a esperança na comunidade escolar, utilizando a educação como ferramenta. Junto com a turma do 2º ano da tarde, eles decidiram criar o “Jornal da Odila”, um informativo que busca resgatar a alegria e compartilhar as principais notícias da escola com a comunidade. A primeira edição foi lançada em maio

“Sempre tento reinventar as práticas pedagógicas”
Foto: arquivo pessoal
Venâncio Aires

Como surgiu a ideia da criação do jornal e de envolver os alunos?

A ideia surgiu com a turma do 2º ano da tarde, da EMEF Professora Odila Rosa Scherer. A enchente atingiu nossa escola, perdemos muitos materiais. Passados os dias da catástrofe, o retorno às aulas ocorreu com dinâmicas envolvendo relatos de sentimentos e emoções. Muitas famílias foram atingidas e as notícias tristes, preocupantes faziam parte do dia a dia. Questionamos sobre o que poderíamos fazer para recomeçar e resgatar a alegria da escola. Os meios de comunicação faziam parte dos próximos conteúdos, habilidades a serem estudadas, então a turma demonstrou interesse em aprofundar o estudo. Convidamos uma jornalista para conversar com a turma, contar sobre suas experiências e tirar dúvidas. Também conhecemos uma redação e estúdio de rádio. Gosto muito de trabalhar com projetos, então aproveitei todas oportunidades para aliar com a alfabetização da turma.

Como os alunos participaram do processo?

Organizamos a turma em duplas. Cada dupla escolheu um assunto. Os alunos escreveram em cadernos, e após, digitaram nos chromebooks. Levou algumas semanas para finalizar. Tivemos que ler, corrigir, e reescrever. O Jornal da Odila fala sobre esportes, comemorações escolares, enchentes, doações que a escola recebeu, receita preferida da turma, projetos de outras turmas, dados gerais da escola e informações. Depois surgiu a dúvida de como pagar a impressão do jornal. Então tivemos a ideia de recolher resíduos sólidos para auxiliar no projeto. Deu tudo certo, conseguimos realizar o nosso sonho de ter o jornal da escola. Ele teve a 1ª edição em julho. Planejamos produzir, talvez, a cada trimestre ou semestre. Agora estamos escrevendo ideias para a próxima edição.

Como o projeto foi recebido pela comunidade escolar?

Com muita alegria! Nosso projeto foi apresentado na Mostra de Trabalhos da escola e os jornais foram entregues para toda comunidade escolar. Os alunos do 2º ano explicaram sobre a produção para outras turmas, num momento de troca de experiências. Recebemos muitos elogios, sugestões e dicas para a próxima edição. Acredito que estamos sempre aprendendo, a cada dia, com cada criança, e sempre tento reinventar as práticas pedagógicas. Acreditei na capacidade das crianças de realizar as escritas, o jornal pronto em nossas mãos superou minhas expectativas. Pois tem muita leitura, escrita, gêneros textuais, estudamos os meios de comunicação, características e informações sobre reportagens.

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