A Liga do Samba de Venâncio Aires (Lisva) estuda medidas para acrescentar atrações ao Carnaval de Rua, bem como fomentar e fortalecer as escolas da cidade. Um dos projetos em estudo é implementar shows musicais nas duas noites de desfiles pela rua Osvaldo Aranha já a partir do próximo ano. Além disso, outra meta em estudo é trazer de volta escolas de samba ou blocos convidados de outras cidades da região, para abrir ou encerrar as noites de desfiles.
A medida é confirmada pelo presidente reeleito da Lisva, Valdir Ferreira, que é inclusive o rei momo do Carnaval local há 11 anos. Ele cita que a intenção da comissão organizadora é oferecer, já a partir de 2025, sempre ao final das duas noites de desfiles apresentações de pagode junto ao palanque oficial e assim fortalecer a presença também do público regional em Venâncio Aires.
Já com relação aos convites para fortalecer a presença da região também nos desfiles, o intuito é voltar a convidar entidades dos vales. Em anos anteriores chegaram a participar dos desfiles, escolas de samba provenientes de Bom Retiro do Sul, de Taquari e mesmo também de Porto Alegre. De Lajeado chegou a desfilar na chamada ‘Rua Grande’ de Venâncio Aires, o Bloco dos Palhaços.
Além disso, a comissão organizadora quer ainda neste semestre realizar a escolha da nova corte do Carnaval de Venâncio Aires. Atualmente o trio de soberanas é formado pela rainha Tábata Andriele da Silva da Costa e pelas princesas Larissa Emanueli e Jessica Fernanda que junto com o rei momo divulgam as atrações da festa popular venâncio-airense. A exemplo do que aconteceu neste ano, em 2025, três escolas locais se preparam para descer a Osvaldo Aranha, que são a Fiel Tribo Guarani, Acadêmicos do Samba Négo e Unidos da Vila Fresse.
A meta de retornar com o Carnaval competitivo pode ser adiada mais um ano e ficar para 2026, quando retornam jurados renomados do segmento para avaliar as escolas de samba locais em pelo menos nove situações. Dentre os requisitos técnicos, normalmente, observados estão bateria, samba-enredo, evolução, harmonia, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Além de de representantes da Lisva, também fazem parte da comissão organizadora do Carnaval integrantes da Prefeitura, em especial da Secretaria de Cultura e Esportes.