“Enxergo que lidar com o dinheiro é uma habilidade fundamental”

ABRE ASPAS

“Enxergo que lidar com o dinheiro é uma habilidade fundamental”

Natural de Progresso, Jórdan Finatto, 27, criou um aplicativo chamado Fin Educação Financeira desenvolvido para o Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia de Software da Univates. A ferramenta visa orientar jovens e adultos, tanto para fins de aprendizagem, quanto para a tomada de decisões e definição de um planejamento financeiro

“Enxergo que lidar com o dinheiro é uma habilidade fundamental”
Foto: ACERVO PESSOAL

O que é o Fin?

Fin é a abreviação da palavra Finanças e do meu sobrenome (Finatto). Utilizei estas 3 letras na nomenclatura de um aplicativo gratuito chamado Fin Educação Financeira, desenvolvido para o TCC de Engenharia de Software da Univates. Ele possui o objetivo de orientar jovens e adultos, tanto para fins de aprendizagem, quanto para a tomada de decisões e definição de um planejamento financeiro. Por meio dele é possível (dentre outras funcionalidades): simular juros compostos com investimentos mensais; e consultar um glossário de termos utilizados no mercado financeiro para entendê-los e utilizá-los no dia a dia. Além disso, o usuário tem acesso a uma seleção de cursos gratuitos e livros, para desenvolver ainda mais o conhecimento na área das finanças pessoais.

Quais foram os maiores desafios encontrados durante o processo de desenvolvimento do Fin?

O maior desafio que enfrentei foi delimitar quais as funcionalidades poderiam ser disponibilizadas a tempo de publicar o aplicativo na Play Store e realizar a coleta de dados sem que houvessem erros ou travamentos no aplicativo, que pudessem impedir a sequência do trabalho. Já o segundo maior desafio, foi realizar todo o desenvolvimento e testes nas minhas horas vagas, conciliando trabalho, afazeres domésticos e minha família. Como terceiro maior desafio, entendo que foi organizar, realizar as apresentações e fomentar a utilização do aplicativo através das redes sociais do Fin, com o objetivo de coletar dados para a pesquisa. Ao todo, obtive o apoio de 334 participantes.

Como ele pode ser utilizado na rotina das pessoas?

O público alvo é bem amplo. Qualquer usuário de smartphone que possua o sistema Android, pode baixar o aplicativo denominado “Fin Educação Financeira” através de uma pesquisa na Play Store. Ele é gratuito e não possui nenhum anúncio. É possível acessá-lo com um email Google (gmail pessoal ou corporativo), ou mesmo de forma anônima, que é ainda mais simples. A partir da utilização do Fin, será possível ao usuário obter informações e conhecimento necessário para iniciar a elaboração de um planejamento familiar, ou mesmo, melhorar seus hábitos financeiros.

Há a crendice de que finanças é um assunto difícil e uma área que não serve para todos. No entanto, você desmente essa crença com o seu trabalho. Como você enxerga esse cenário?

Da mesma forma que está na monografia, entendo que existe um legado histórico de cultura, crenças e costumes sociais que dificultam a melhora na condição e qualidade de vida de uma parcela significativa da população, mantendo ou aumentando a desigualdade social ao longo das últimas décadas. Ao tomarmos a atitude de buscar conhecimento para aprender sobre o sistema econômico em que vivemos quebrando essa barreira geracional, temos a possibilidade de identificar quais ajustes de conduta devemos ter com relação às nossas finanças pessoais e familiares. Eu enxergo que lidar com o dinheiro é uma habilidade fundamental que todos podem – e devem – aprender, mesmo que de forma particular, sem que haja dependência de iniciativas públicas. Como as informações estão sendo apresentadas de maneira clara e acessível, é possível demonstrar através dos resultados obtidos, que o gerenciamento financeiro pessoal não é apenas para especialistas, mas é sim uma ferramenta valiosa para todos.

O projeto fez parte do seu trabalho de conclusão com nota máxima. Quais são os planos futuros para o Fin?

Atualmente o aplicativo “Fin Educação Financeira” segue disponível para download na Play Store e pretendo que siga assim, de forma gratuita, sem fins lucrativos, com intuito puramente social. Se possível, manterei o contato com instituições educacionais para dar sequência na realização de palestras em todos os municípios do Vale do Taquari. Vindo ao encontro do propósito desse projeto, ampliando o alcance dessas informações e engajando a população nessa causa.

Acompanhe
nossas
redes sociais