Na tarde desta segunda-feira, 12, dezenas de tratores movimentaram as ruas centrais de Venâncio Aires. O protesto teve início no entroncamento da RSC-287 com o Acesso Leopoldina. Em frente à Prefeitura, o grupo foi recebido pelo prefeito Jarbas da Rosa e na Câmara de Vereadores falaram no espaço da tribuna livre. Na carta aberta, os produtores rurais lamentaram que a ajuda do Governo Federal “está muito aquém das promessas feitas anteriormente pelo Ministério da Agricultura”.
Além disso, segundo o produtor rural Rogério Palhares, um dos líderes do movimento em Venâncio Aires, lembrou que foram “três anos consecutivos de seca, seguidos por excesso de chuvas e enchentes, devastaram nossas colheitas e criaram um ambiente insustentável para a agricultura e pecuária. Não temos como seguir sem uma medida que dê condições para os produtores continuarem suas atividades”.
Os protestos fazem parte do movimento SOS Agro RS que já mobilizou milhares de agricultores em diversos municípios, em especial grandes eventos ocorridos em Porto Alegre, Cachoeira do Sul e Rio Pardo. Ainda de acordo com a carta aberta à população, “a participação de todos é crucial. Juntos podemos mostrar a importância do agro e pressionar por soluções que beneficiem toda a sociedade”, destaca o texto.
Depois da manifestação pacífica na área central, o grupo retornou para o trevo da RSC-287 onde ficarão acampados até, pelo menos, nesta terça-feira, 13. Ao longo do dia, o grupo irá reavaliar as ações.