Os estudantes da Universidade do Vale do Taquari (Univates) tiveram uma oportunidade especial na ultima quinta-feira, 8, ao participarem de uma palestra com Mariana Pereira Lenharo, jornalista que escreve sobre ciência para a revista Nature. A profissional esteve na região para produzir uma reportagem especial sobre as enchentes que ocorreram em maio deste ano, abordando as consequências psicológicas do fenômeno climático na região do Vale do Taquari.
O evento foi organizado para os componentes curriculares de Comunicação Integrada, Teorias da Comunicação e Comunicação Institucional, dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. No entanto, o convite foi estendido a todos os alunos dos dois cursos, permitindo a participação de estudantes que não tinham aulas programadas para o dia, mas que estavam interessados na palestra.
“Esse momento de troca é sempre muito bacana. Conhecer um pouco mais dessas experiências internacionais faz com que o nosso estudante possa ampliar ainda mais as possibilidades de futuro na área”, destaca o coordenador dos cursos, professor Marcus Staudt.
Mariana, que possui um extenso currículo, trouxe uma perspectiva de atuação internacional para os universitário. Residente atualmente em Nova Jersey, nos Estados Unidos, ela se especializou na cobertura de ciência e saúde, com uma carreira que abrange temas que vão desde a astrofísica e neurociência até mudanças climáticas e saúde pública. Seu trabalho já apareceu em publicações de destaque, como Scientific American, Undark, Nature, Elemental, Amazon Science, Mother Jones, BBC News Brasil e Folha de São Paulo.
Antes da carreira internacional, a jornalista trabalhou como repórter na seção de ciências do jornal brasileiro O Estado de S. Paulo e no site de notícias G1, do grupo Globo. Ela é bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Jornalismo Científico pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Com o diplomado em Jornalismo pela Univates Lucas George Wendt, Mariana atuou na diretoria da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência – RedeComCiência.
Durante a palestra, ela compartilhou as experiências como jornalista científica. Os estudantes da Univates aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e aprender mais sobre a prática do jornalismo científico e a cobertura de eventos climáticos. A palestra também estimulou discussões sobre o papel dos jornalistas em informar o público sobre questões ambientais em eventos críticos como os que a região do Vale do Taquari tem passado.