Abertura da barragem permitirá análise e limpeza do leito do rio

RIO TAQUARI

Abertura da barragem permitirá análise e limpeza do leito do rio

Ação ocorre nesta quarta-feira, 14, e integra o plano de desassoreamento do estado, para iniciar os estudos da dragagem

Abertura da barragem permitirá análise e limpeza do leito do rio
Marcelo Caumo participou de entrevista na rádio A Hora, na manhã desta segunda-feira, 12 (Foto: Paulo Cardoso)

As comportas da barragem eclusa de Bom Retiro do Sul serão abertas nesta quarta-feira, 14, a fim de auxiliar no processo de observação e início do diagnóstico para eventuais ações de dragagem e limpeza do Rio Taquari. A ação integra o Projeto de Desassoreamento do Rio Grande do Sul, dentro do Plano Rio Grande, que prevê um investimento de R$ 300 milhões. A ação também atende a reivindicação dos prefeitos da região.

“Para que a gente crie convicções é importante que aconteça esse movimento de abertura da barragem e esvaziamento do rio”, afirma o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo. Ele acompanhará as equipes responsáveis pela avaliação e diagnóstico.

Segundo Caumo, o rio chegará até a cota 11 metros. A expectativa era baixar mais, porém “o ponto sensível é o sistema de captação da Corsan, que está na cota 9”. Com a abertura das comportas, as equipes poderão avaliar a atual situação da infraestrutura da barragem e do leito do Rio Taquari, bem como fazer a remoção de entulhos acumulados em função das cheias.

O movimento também será acompanhado pelos representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pelo prefeito de Bom Retiro do Sul. O fechamento das comportas deve ocorrer no dia 17 de agosto.

Obras BR-386

Desde a sexta-feira, 9, a ponte sobre o Arroio Boa Vista segue com bloqueio total no sentido interior-capital. Diferente do que foi inicialmente informado pela CCR Via Sul, o trânsito deve seguir bloqueado ao longo desta semana, para realizar os ajustes do km 351, em Estrela.

A intervenção estava prevista para ser concluída na madrugada desta segunda-feira, 12, mas precisou ser prorrogada. Segundo Caumo, novas conversas foram realizadas com a concessionária para melhorar as comunicações com os municípios, uma vez que o bloqueio foi realizado sem um aviso prévio. Fato que acarretou no afunilamento inesperado do trânsito, lentidão e problemas de logística das empresas locais.

“Assim como os usuários, para o município é importante ter essa informação, pois interfere em muitas rotas da cidades. É na avenida Pasqualini, na Sete de dezembro, na Bento rosa… são várias rotas em que o fluxo da rodovia se confunde com o da cidade”.

Sobre a possibilidade de construir uma nova ponte entre os municípios de Lajeado e Estrela, o prefeito afirma que é preciso elaborar um projeto, pois ainda há dúvidas sobre o local adequado para construção da nova estrutura. “As cheias do Rio Taquari nos demonstraram a abrangência da água. Ela se expande para os dois lados e vira um grande lago. Antes de qualquer movimento, buscar projeções para um local que não vá sofrer com as cheias é fundamental”.

Ponte do exército

No domingo, 11, a Ponte do Exército, que liga os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, teve a travessia liberada para testes. O fluxo será liberado para veículos de passeio, utilitários, ônibus, caminhões toco e truques. Carretas devem evitar a rota por mais alguns dias, devido à necessidade de compactação da estrada de acesso à ponte.

Após a liberação do final de semana, foram observadas a necessidade de alguns ajustes nos pontos de aclive e declive que dão acesso à ponte. De acordo com Caumo, um processo de asfaltamento dos dois trechos deve ocorrer em breve. “Estamos buscando alternativas para isso. É uma garantia que o pessoal trafegue com maior tranquilidade”.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais