A área de 4,6 mil m² do Hospital Teutônia Norte, localizado no bairro Teutônia, em Teutônia, segue sem definição em relação ao dono. Após duas tentativas de leilão sem sucesso, edital será modificado para ser leiloado novamente.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Teutônia, Guilherme Engster, destaca que nos próximos dias se reunirá com membros da administração municipal para decidir quais serão as mudanças no edital, para colocar a área novamente em leilão.
Engster comenta que em outubro de 2023 foi criada a lei para leiloar a área, no entanto o documento restringia o uso do espaço para empreendimentos nos ramos de turismo, gastronomia ou comércio. Em fevereiro deste ano, foi encaminhado para apreciação dos vereadores mudanças no edital. No terreno agora pode ser construído uma área de lazer, um espaço cultural ou estabelecimento comercial.
Após a aprovação nas mudanças, o espaço foi a leilão duas vezes, com lance inicial em R$ 1,6mi, e não houve interessados. O último ocorreu em julho.
Outras áreas
Além do espaço localizado no Bairro Teutônia, o secretário comenta que colocaram em leilão áreas ociosas da cidade. No próximo dia 12 de agosto ocorre leilão de quatro lotes na Vila KS. O edital já está publicado. Nos próximos dias também ocorre uma situação semelhante no Bairro Boa Vista.
Engster comenta que um estudo está em elaboração para encontrar áreas em outros pontos da cidade. Cita que os leilões ocorrem em virtude da grande procura de empresas que pretendem expandir os negócios. “Os espaços são um incentivo que o município dá, uma contrapartida, toda área que é leiloada a gente abre mão de 50% do valor em prol da empresa”, explica.