O município de Lajeado conquistou a 2ª posição entre as cidades com até 100 mil habitantes no Prêmio Nacional da Associação das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), o Anciti Awards 2024. A premiação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 9, durante o Smart Gov Brasil em Belo Horizonte (MG).
O prêmio reconhece e valoriza as cidades e iniciativas com o melhor desempenho na área de Tecnologia da Informação (TI), Transformação Digital (TD) e Inovação. “A premiação reflete a busca que o município tem feito no sentido de melhorar a prestação dos serviços ao cidadão, sendo a tecnologia uma aliada extremamente importante para se conseguir melhores resultados e entregas à comunidade. Nunca é a tecnologia pela tecnologia, mas sim a tecnologia como ferramenta para melhorar a qualidade de vida do cidadão lajeadense”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker, que esteve em Belo Horizonte para receber o prêmio.
Sobre a premiação
O ranking foi gerado considerando uma combinação de respostas autodeclaradas e indicadores provenientes de fontes oficiais, que detalham as ações implementadas em cada localidade. A avaliação levou em conta os seguintes critérios:
- Serviços Digitais;
- Tecnologia e Inovação;
- Segurança da Informação;
- Infraestrutura de TI; e
- Cidades sustentáveis, inteligentes e resilientes.
O prêmio tem categorias para cidades de até 100 mil habitantes, de 100 mil até 500 mil habitantes, de 500 mil até 1 milhão de habitantes e cidades acima de 1 milhão de habitantes.
Ranking de cidades com até 100 mil habitantes
- 1º lugar: Louveira (SP)
- 2º lugar: Lajeado (RS)
- 3º lugar: Pato Branco (PR)