A 59 dias da eleição, os servidores do cartório eleitoral de Lajeado intensificam as atividades relacionadas ao pleito marcado para 6 de outubro. Entre as principais atribuições, estão as documentações relacionadas aos registros de candidatura, os ajustes nos locais de voto e ainda a convocação de mesários. Nesta semana, foram enviadas as primeiras atas das convenções que vieram dos municípios de Canudos do Vale e Santa Clara do Sul. São os nomes escolhidos pelos partidos tanto para majoritária quanto na disputa para vagas nas câmaras de vereadores.
Com relação aos documentos, trata-se das atas das convenções além criação pela Receita Federal do CNPJ de cada candidato e aprovação das informações pela justiça eleitoral. Sobre os mesários, com a saída da região de alguns dos convocados e pedido de liberação por outros, é preciso solicitar a presença de outras pessoas para o cargo. Alguns dos locais em que ficarão as urnas dependem de melhorias estruturais que estão em fase final.
Conforme o técnico judiciário, Júlio César Cerolini, a expectativa é que todos os registros sejam analisados pela justiça eleitoral até 16 de setembro. Em paralelo a estas funções administrativas, ocorre a preparação das urnas e dos locais em que ocorrerão as votações. “São vários processos ao mesmo tempo, os documentos dos candidatos, locais de votação, convocação de mesários e organização de como será a distribuição e recebimento das urnas”, complementa.
Será a primeira eleição após a transferência do cartório do Centro para o atual endereço, na Rua Cristiano Grün, bairro Florestal. A 29ª Zona Eleitoral abrange Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Santa Clara do Sul, Forquetinha, Progresso, Canudos do Vale e Sério, com um total de 93,3 mil eleitores.