As obras de duplicação da BR-386, previstas no contrato da CCR ViaSul, estão em expansão. A nova etapa, que abrange o trecho entre Soledade e Tio Hugo, no norte do Rio Grande do Sul, já foi iniciada. Essa fase contempla a construção de uma nova pista ao longo de 30,5 quilômetros, entre os quilômetros 214,8 e 245,3, com previsão de conclusão para março de 2026.
O consórcio Construtor ViaSul é o responsável pela obra, que também está à frente das duplicações em andamento nos trechos entre Lajeado e Marques de Souza, e entre Fontoura Xavier e Soledade.
O investimento total para essa etapa da duplicação é de R$ 350 milhões. Além da construção da nova pista, o projeto inclui a criação de cinco novos retornos, uma passarela, quatro interseções, três novas pontes e a adequação de três travessias já existentes, além da construção de 2,6 quilômetros de vias paralelas.
Já as obras de duplicação entre Lajeado e Marques de Souza, que abrangem 20 quilômetros e tiveram início em julho de 2021, estão programadas para serem finalizadas em junho do próximo ano.