O governo federal apresentou nesta quarta-feira, 7, o “Defesa Civil Alerta”, a ferramenta permite avisar, por meio do celular, pessoas que estão em área de risco para desastres naturais. O projeto-piloto será testado em 11 cidades brasileiras, entre elas Roca Sales e Muçum, no Vale do Taquari.
Desenvolvido em conjunto pelos ministérios das Comunicações e da Integração e Desenvolvimento Regional além da Anatel, o modelo é baseado na mesma tecnologia utilizada em países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e Chile e foi adaptado a realidade brasileira.
Na prática, os celulares receberão uma mensagem de texto que ficará sobreposta a qualquer conteúdo, além de alerta sonoro e vibratório. Não será necessário cadastro prévio, basta o aparelho estar na zona de risco, uma vez que o sistema é operado pela rede de telefonia com participação das principais operadoras: Claro, TIM, Vivo e OI. No dia 10 de agosto, as 15h, a fase de testes entra em operação, com mensagens sendo emitidas aos 11 municípios escolhidos, entre eles, Roca Sales e Muçum. Será a partir destes movimentos que posteriormente o sistema será operacionalizado por todo o território nacional.
O ministro da Recuperação do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, exemplificou a situação do estado gaúcho e as enchentes de 2023 e maio deste ano para justificar a importância do modelo desenvolvido pelo governo federal. “Roca Sales e Muçum que estão entre estas 11 cidades tem situação emblemática. O prefeito de Roca Sales na última enchente foi de loja em loja para avisar que o rio iria subir e muitos não acreditaram”, cita.
O ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, lembrou que a melhoria da estrutura para prevenção dos desastres atende a um pedido do presidente Lula, que condicionou investimentos a tecnologias eficazes. “Vamos testar por cerca de um mês e depois implementar em todo o território nacional. É um sistema ágil, eficiente e que vai ajudar a comunidade e os municípios, estados a lidar com estas catástrofes”, especifica.
De acordo com o secretário nacional de telecomunicações, Hermano Barros Tercius, a grande inovação é a característica instantânea da ferramenta para proteger as pessoas de riscos severos. “Até mesmo os aparelhos que estiverem no modo silencioso terão o alerta sonoro e vibratório. Atualmente ocorre o aviso por SMS para quem fez cadastro, esta evolução pode significar a diferença entre a vida e a morte”, estabelece.