Exército entrega ponte, mas trânsito não é liberado 

TRAVESSIA PROVISÓRIA

Exército entrega ponte, mas trânsito não é liberado 

Acesso no lado de Lajeado ainda não está concluído, o que deve ocorrer nos próximos dias

Exército entrega ponte, mas trânsito não é liberado 
Foto: Gabriel Santos

O Exército Brasileiro entregou a ponte provisória, na manhã desta quarta-feira, 7. O trânsito não foi liberado. O acesso no lado de Lajeado ainda precisa ser concluído, o que deve ocorrer nos próximos dias. O novo acesso possui mais de dois quilômetros. A passagem de veículo da Defesa Civil fez a inauguração simbólica.

A sinalização da via foi finalizada, porém as condições meteorológicas dos últimos dias atrapalharam a colocação de material, afirma o coordenador de Serviços Urbanos do município, Cassiano Jung. Projeção é de que trabalho seja finalizado até sexta, 9. 

Pelo lado de Arroio do Meio, desde a RS-130 até o local, a via está sinalizada, iluminada e com o terreno todo preparado para garantir condições de trafegabilidade. Até a ponte são cerca de 500 metros de estrada de chão.

Foto: Pedro Rodrigues

O tenente-coronel de engenharia Humberto Costa ressalta que é fundamental os condutores respeitem as normas de passagem sobre a ponte, para que o tráfego não seja interrompido. “A estrutura suporta 80 toneladas, por isso não há restrição de veículos, entretanto é imprescindível que os motoristas respeitem o limite de velocidade que é de 20 km/h.”

Costa acrescenta que durante teste de passagem, um caminhão levou em média 1,5 minuto para realizar a passagem completa e a ponte será monitorada durante 24 horas, para evitar contrariedades.

Presidente da Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari (Vale Log), Adelar Steffler entende que a entrega da obra é motivo para comemorar. “Se o condutor levar um minuto para atravessar a ponte e meia hora na fila, ainda compensa, pois dar a volta pode demorar até cinco horas. A única preocupação que temos é do lado de Lajeado. A obra está extremamente atrasada. Isso jamais poderia ter acontecido. Em praticamente 100 dias, a ponte está pronta e não temos acesso.”

Foto: Gabriel Santos

A ponte foi montada em sete dias, sem contar o período de preparação, embarque e transporte de material, empregando 14 viaturas. A ponte é biapoiada em cabeceiras que foram concluídas pelas duas cidades, com recursos do governo do estado. A estrutura possui 60 metros de extensão, permitindo a passagem de veículos de até 80 toneladas. 

No entanto, o trânsito será em apenas um sentido, no sistema pare e siga com semáforo, assim como ocorre na ponte de ferro, que tem o trânsito limitado a veículos de passeio. Ambos os municípios, em reunião no final de julho, decidiram que, nos primeiros 15 dias, a passagem será liberada para todos os veículos, com posterior avaliação para exclusividade de caminhões e ônibus.

Contudo, a orientação é que  veículos leves devem usar de preferência a Ponte de Ferro, acessível em Arroio do Meio pela Rua Marechal Floriano Peixoto e em Lajeado pela Avenida Senador Alberto Pasqualini. 

Acompanhe
nossas
redes sociais