O que é a LimbX e o que te inspirou a criá-la?
A LimbX é uma startup dedicada ao desenvolvimento de próteses biônicas para amputações de braços, utilizando tecnologia de ponta e impressão 3D. São próteses que devolvem a autonomia para amputados, faz movimentos como fechar e abrir as mãos, apontar e pinçar. Isso permite que os pacientes peguem objetos, cumprimentem e abracem novamente.
Desde criança, sempre quis ser inventor, construir algo que mudasse o mundo. Mas também sempre quis empreender. Em 2020 comecei na FMA, focada em desenvolver produtos com impressão 3D, para indústrias e empreendedores, que queriam construir protótipos reais. Um dia, vi um vídeo de um homem amputado utilizando uma prótese impressa em 3D, mas sem nenhuma funcionalidade. Vi que eu poderia unir aquela prótese com a engenharia e a eletrônica, deixando-a funcional.
Como você soube da competição e o que te levou a participar?
O poder do networking! O GSEA é organizado pela Entrepreneur’s Organization, que está dividida por capítulos em todo o mundo. O Eder Griebeler é membro do capítulo de Porto Alegre e também mora em Santa Cruz do Sul. Ele estava procurando por jovens empreendedores que pudessem participar da competição, que tivessem menos de 30 anos, no ensino superior e dirigissem um negócio próprio. O Éder ligou para algumas empresas do TecnoUNISC para saber se conheciam algum empreendedor do perfil, e então me indicaram. Acredito que é importante se expor e estar aberto a novas oportunidades e experiências.
Quais aprendizados você traz desta participação?
Aprendi a importância das conexões com outras pessoas, o poder do networking, de quantas oportunidades podem se abrir. Foi uma jornada repleta de desafios. Quase não consegui ir para a etapa continental no México por problemas de voo cancelado, visto negado e bagagem extraviada. Na etapa mundial, infelizmente foi durante as enchentes que assolaram o estado, tive família e amigos atingidos, e pouco ânimo para seguir em frente. Mas fui.
Olhando para a caminhada da LimbX, você imaginava ganhar tamanho destaque e ser o terceiro colocado da competição?
Quando comecei a LimbX, eu esperava um futuro promissor, podendo ajudar muita gente, mas não imaginava tamanho destaque. Em 1 ano de existência, ganhamos sucessivos prêmios que são, realmente, grandes motivadores para querer crescer mais. Mas nunca imaginei estar entre os três melhores empreendedores jovens do mundo, entre 14 mil candidatos, nunca! Lembro de estar super nervoso já na etapa estadual, com medo de não ir para a etapa nacional. Mas consegui, e depois fui para a etapa da América Latina, seguida pela mundial. Ainda sem acreditar em tudo! Só digo uma coisa: eu amo o que eu faço e sou grato por tudo o que aconteceu.