“Vejo a IA como um complemento, que possibilita direcionar o foco”

ABRE ASPAS

“Vejo a IA como um complemento, que possibilita direcionar o foco”

O uso da Inteligência Artificial (IA) como aliada na rotina dos profissionais de diferentes áreas está cada vez mais evidente. A exemplo, a designer Ana Paula Parizotto, 23, de Anta Gorda, desenvolveu uma ferramenta única e interativa que utiliza a tecnologia da IA para facilitar a construção de plataformas de marcas. O PLLOT, como é chamado o recurso, fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da faculdade da jovem, que pretende continuar desenvolvendo o protótipo para implementá-lo, em breve, no mercado

“Vejo a IA como um complemento, que possibilita direcionar o foco”
Foto:Arquivo pessoal

O que é o PLLOT?

O objetivo principal do PLLOT é melhorar a experiência dos profissionais de branding durante a etapa de descobrimento com seus clientes, oferecendo um roteiro e recursos visuais que facilitam a interação e permitem que os profissionais se concentrem mais nas conexões humanas.
A ferramenta foi desenvolvida utilizando a teoria dos arquétipos de marca e a metodologia Design Thinking. Ela se estrutura em torno de um roteiro de perguntas e um baralho de cartas que ajudam a guiar a conversa entre o profissional e o cliente. A IA foi utilizada para transcrever e analisar as conversas, gerando um rascunho de plataforma de marca com base nos insights obtidos.

O que te inspirou a elaborar esta ferramenta?

Desde que eu comecei a idealizar meu TCC, queria que ele pudesse colaborar, de alguma forma, com os profissionais do mercado criativo. Presenciamos a IA aparecendo, cada vez mais, com novos recursos e gerando bastante insegurança sobre o futuro desse mercado. Com meu trabalho, eu quis demonstrar que a IA pode e deve ser vista como uma nova ferramenta para implementarmos em nossos processos, e que o auxílio dela nos ajudará a realizar projetos mais assertivos. Assim, podemos dedicar nosso tempo nos detalhes que demandam mais criatividade e um olhar humano dentro do processo criativo.

Como ele pode ser utilizado na rotina das empresas?

O Pllot tem como público alvo profissionais da área de branding, mas também pode ser aplicado em reuniões de primeiro contato com clientes, o foco da ferramenta é gerar maior interação e envolvimento com o cliente na etapa de briefing. Um recurso muito interessante que foi desenvolvido, é o roteiro. Ele conduz a conversa inicial por meio de uma história que vai sendo construída conforme as perguntas chave são respondidas. É surpreendente o resultado que as perguntas certas podem gerar nesse processo. Outro ponto interessante da ferramenta é a ideia central de usar a inteligência artificial para processar os dados que se obtêm nessas conversas.

Muitos profissionais acreditam que a IA irá substituir as pessoas. No entanto, você utilizou a tecnologia de forma positiva no teu trabalho. Como você enxerga esse cenário?

Eu acredito que a IA deve ser vista como uma ferramenta para potencializar o trabalho humano, e não como uma substituta. No desenvolvimento do PLLOT, os recursos analógicos foram utilizados para melhorar a eficiência e a profundidade das interações entre profissionais de branding e seus clientes. E em vez de substituir o papel do profissional, a IA teve um papel de assistência, transcrevendo e analisando as conversas, liberando os profissionais para se concentrarem nas conexões humanas e nos insights qualitativos. Vejo a IA como um complemento, que possibilita direcionar o foco no que nós, profissionais criativos, fazemos de melhor: criatividade, empatia e inovação.

Acompanhe
nossas
redes sociais