O prédio do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari foi atingido pela maior enchente da história. Instalado no entorno da icônica Praça da Matriz, no berço histórico do desenvolvimento urbano de Lajeado, o imóvel pertence ao Estado e a informação é que o Comando-Geral da Brigada Militar não pretende permanecer naquela estrutura.
Diante disso, o prefeito Marcelo Caumo (PP) foi ontem a Porto Alegre para levar uma proposta ao governo estadual. Em resumo, e se de fato o CRPO não quer mais ficar no prédio, o município tem interesse em reformar as instalações e instalar a Secretaria Municipal de Segurança Pública no local, com a presença da Guarda Civil Municipal. A proposta vai ao encontro de um recente movimento da Acil, que decidiu não abandonar o centro antigo da cidade.
As oportunidades e as novas cidades
A mais destruidora e mortal das tragédias naturais já registrada no Vale do Taquari trouxe inúmeros desafios sociais e uma oportunidade ímpar para reeducarmos a nossa sociedade civil organizada e, acima de tudo, para quebrar paradigmas, encorajar novas ideias e replanejar as cidades de forma muito mais sustentável e segura para o futuro das próximas gerações. Não por menos, urge a necessidade de novos centros urbanos, comerciais e industriais bem acima das temíveis cotas de inundação, e a não menos importante necessidade de realocar residências e empresas instaladas em áreas de risco. Um movimento extremamente complexo, técnico, caro e ousado. E tudo isso já não é segredo pra ninguém. O segredo do sucesso é como fazer bem. Ou como fazer antes.
Avança a nova ponte do Boa Vista
O cronograma de construção da nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, em Estrela, foi duramente impactado pelas recentes enchentes. Mas tudo indica que o processo vai avançar a partir da próxima semana, quando a empresa deve iniciar a concretagem do último pilar e depois iniciar a montagem com as lajes e vigas que já estão concretadas. A futura travessia de concreto e com duas vias será 10 metros mais alta se comparado à antiga ponte de ferro. O trecho entre os bairros Boa União e São José, na ERS-129, é de suma importância para aliviar o tráfego de veículos na BR-386, mas está interrompido desde o início da obra, em julho do ano passado.
PT se aproxima do PDT em Encantado
Pré-candidato a prefeito pelo PT em Encantado, o ex-presidente do Codevat, ex-vereador e ex-secretário municipal Luciano Moresco aguarda por uma definição do PDT para compor a chapa na majoritária. Os pedetistas realizam convenção no próximo sábado, eàs 14h30min, e também avaliam uma possível coligação com o PP dos pré-candidatos Paulo Costi e Enoir Cardoso.
TIRO CURTO
- O empresário Roberto Lucchese conquistou legitimidade para fazer suas ideias e planos serem ouvidos pelas mais altas autoridades do Vale, do Estado e do país. E o novo desafio assumido pelo responsável pela reconstrução da Ponte de Ferro é construir uma “nova Estrela”. Para tal, projeta novas avenidas, trens urbanos e até um aeroporto em áreas sem risco de alagamentos.
- Além de centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), agentes de siglas de oposição ao PL também passaram pelo posto de combustível às margens da Rota do Sol, durante a rápida passagem do líder da direita nacional em Teutônia. Além da curiosidade, eles foram verificar as condutas dos pré-candidatos neste período que ainda não é de campanha.
- O debate sobre a inusitada proximidade entre o PT e o PL em Santa Clara do Sul deve chegar até a alta cúpula do Partido Liberal. A aproximação deixou de cabelo em pé alguns líderes municipais e regionais da direita local. Por outro lado, os petistas – radicais ou não – parecem estar indiferentes com tal situação. E tudo isso era previsível.
Olhar do Lucas
Nosso peregrino de todas as sextas-feiras andou palmilhando pelo interior de Santa Clara do Sul, mas precisamente em Linha Sampainho. Por lá, ele encontrou mais um dos tantos mirantes deste nosso abençoado Vale do Taquari.