Hospital aguarda desde março credenciamento dos leitos da nova UTI

ATENDIMENTO EM SAÚDE

Hospital aguarda desde março credenciamento dos leitos da nova UTI

Estrutura física e parque tecnológico foram entregues e inaugurados. Habilitação dos leitos possibilita o início dos atendimentos médicos especializados

Hospital aguarda desde março credenciamento dos leitos da nova UTI
Estrutura da nova UTI do Hospital São José, com 400 metros quadrados e equipada com tecnologia avançada, aguarda habilitação. (Foto: ARQUIVO/ITAMAR AGUIAR/divulgação)
Arroio do Meio

Após a conclusão das obras e entrega do parque tecnológico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, o município de Arroio do Meio agora se mobiliza para obter o credenciamento necessário para a habilitação dos leitos. Recentemente, o diretor da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, e os secretários de Saúde, Gustavo Kasper, e da Administração, Aurio Paulo Scherer, realizaram uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde (SES) com a diretora adjunta Carla Pertille e técnicos da secretaria.

A habilitação de dez leitos junto ao Ministério da Saúde permitirá que o hospital inicie atendimentos em áreas como cirurgia vascular, otorrinolaringologia, ginecologia e urologia. Seis dos dez leitos serão destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a reunião, foi enfatizada a importância do credenciamento para garantir a conformidade legal e a segurança operacional dos leitos, que têm uma área de aproximadamente 400 metros quadrados e visam atender à demanda de Arroio do Meio e dos demais municípios da região.

A estrutura do parque tecnológico, entregue em março, representa a segunda fase das três necessárias para a habilitação dos leitos. O projeto, com investimentos totais de R$ 5 milhões, incluindo R$ 2,1 milhões em equipamentos e estruturação, foi realizado com apoio da comunidade e recursos federais, estaduais e municipais.

A primeira fase, concluída em 1º de maio de 2022, foi a entrega da parte estrutural da UTI, enquanto a terceira fase, atualmente em andamento, envolve a habilitação dos leitos.

Localizada no segundo andar do Hospital São José, a nova UTI conta com dez leitos e uma estrutura que inclui salas para funcionários, sala de espera para familiares e um espaço de fisioterapia com vista externa. O parque tecnológico foi equipado com um ecógrafo, um arco cirúrgico, dez monitores e três ventiladores mecânicos, instrumentos essenciais para o atendimento de casos graves.

Pedido por agilidade

Em nota o comitê gestor do Hospital São José informou que a abertura da UTI segue para sua terceira fase, envolvendo a análise e o credenciamento do serviço pela Secretaria Estadual de Saúde, que posteriormente encaminhará a solicitação ao Ministério da Saúde. A instituição também está organizando a contratação dos profissionais que formarão a equipe da nova UTI.

Acompanhe
nossas
redes sociais