Para quem circula pelo município pode observar a instalação de novas placas de sinalização turísticas na cidade e no interior. No total, 116 placas integram o projeto. Destas, 98 foram instaladas em locais estratégicos para identificar as comunidades. Já, 18 placas serão instaladas na RSC-287, mas estão em análise porque dependem de autorização da Sacyr, empresa responsável pelos serviços de operação da rodovia. Além de sinalizar os percursos, facilita o acesso pelas estradas rurais e o deslocamento de visitantes em rotas turísticas, e para quem reside na cidade por meio de placas indicativas. Além disso, as placas informam por meio de setas a direção para as regiões próximas.
Conforme a Coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Silvani Frantz, “a sinalização turística e viária desempenha um papel fundamental na promoção do turismo, na segurança dos deslocamentos e na valorização da identidade local, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes. Investir nessa área é essencial para garantir uma experiência positiva e acolhedora para todos que transitam pela cidade”, destaca Silvani.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann, a instalação das placas destaca as localidades do nosso interior e os empreendimentos locais pertencentes a Rota do Chimarrão. “É um grande avanço, não somente pensando na identificação dos nossos atrativos, mas também na valorização da nossa cultura e identidade local. O trabalho foi planejado em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e também está dentro das ações do Plano Municipal de Turismo. Os empreendimentos destacados pertencem à Rota do Chimarrão que é o roteiro turístico oficial do município”, detalha o secretário.
O investimento foi de R$ 96,9 mil, e contempla a fabricação das placas, postes e o serviço de instalação. O recurso é oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz (PSD). A instalação das placas está sob responsabilidade da empresa Urbavia Sinalização Ltda de Minas Gerais, vencedora da licitação. As placas têm estrutura de aço galvanizado, o que garante maior vida útil, e são fixadas em postes de aço ou madeira. As cores e o formato das letras seguem os padrões do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran)