Com o tema “Entre páginas e emoções”, a 18ª edição da Feira do Livro de Lajeado foi lançada na manhã de quarta-feira, 31, na Biblioteca Pública Municipal. O evento ocorre de 28 de agosto a 1º de setembro, na avenida Piraí, no bairro São Cristóvão.
A programação inclui palestras, oficinas, apresentações culturais e venda de livros. Nesta edição, o patrono da feira é o médico neurocirurgião e escritor, integrante da Alivat, Marcos Frank. E a escritora homenageada é Dirce Becker Delwing.
Para Frank, é uma honra ser homenageado como escritor, atividade que desempenha desde jovem. Entre suas publicações, estão obras relacionadas à história da medicina, assim como uma coletânea de crônicas. Já Dirce, diz que a Feira do Livro é um convite para celebrar a literatura. Ela também agradece a homenagem.
Diretora do Sesc Lajeado, Betina Durayski destaca a importância de organizar a feira em um momento de reconstrução que a cidade e a região ainda vivem. Desta vez, com uma organização diferente, já que a Praça da Matriz, que sediou os últimos eventos, foi atingida pelas cheias. Mas garante que a praça vai continuar sendo símbolo da feira para os próximos anos.
Além disso, destaca a participação regional na feira. “Tivemos um cuidado para incentivar os artistas locais e gaúchos neste momento, além das livrarias locais”, reforça.
Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo abordou os desafios de organizar a feira este ano. Mas ressalta a importância do evento para a comunidade.