Três meses após a maior cheia da história do Vale do Taquari, 900 pessoas continuam em abrigos, em cidades como Lajeado, Encantado, Arroio do Meio, Estrela e Cruzeiro do Sul. São mais de 5 mil residências destruídas após a tragédia. Diante do cenário, mais de 3,3 mil casas foram prometidas pelos governos e entidades para a região. Destas, 44 foram entregues e mais de 50 estão em construção. Nenhuma entrega foi concluída pelos governos.
Na rua Erico Webber, no bairro Floresta, em Lajeado, as seis primeiras residências do município serão entregues no dia 10 de agosto, pela ONG norte-americana Volunteer Emergency Relief (VER). Ceo e fundador da organização, Frederico Martins trabalha em situações de catástrofes há mais de 20 anos. Natural de Belo Horizonte e morador dos Estados Unidos, já atuou em cidades atingidas por furacões, entre outras tragédias.
Martins afirma que uma catástrofe possui três fases: os primeiros socorros, as doações e a reconstrução, fase em que a ong atua hoje. Por isso, por meio de doações de empresários e outros voluntários, a equipe constrói casas modulares.
As seis primeiras, entregues a Lajeado, possuem 47,5 metros quadrados, em um orçamento de cerca de R$ 70 mil por unidade habitacional. A estrutura é feita em PVC e gesso, com capacidade de acomodar uma família de até cinco pessoas.
“As casas serão entregues para seis famílias trabalhadoras, que vão produzir para a cidade”, destaca Martins. As residências serão entregues completas, com banheiro, portas, janelas, além de mobiliadas. O projeto inicial envolve a doação de 15 moradias para Lajeado.
Os recursos são de doações recebidas pela organização. Para a construção das demais casas, a ong busca parcerias com construtoras e prefeituras. Além disso, outras residências também estão previstas para outras cidades do Vale.
Outras entregas
Entre o que já foi feito para auxiliar na reconstrução de moradias, também estão projetos como o do Grupo Front, que une empresários de Porto Alegre em uma campanha de arrecadação de valores. As primeiras 10 casas foram destinadas a Arroio do Meio, entregues no fim de semana, no bairro Novo Horizonte.
Outra iniciativa, foram as quatro residências doadas pelo jogador Dunga, construídas em lotes privados, além das 28 residências temporárias elaboradas pela Secretaria de Habitação em parceria com o Sinduscon-RS, ainda referentes às cheias de 2023.
Em andamento
Além disso, o governo do Estado iniciou ontem, 30, a instalação de 30 módulos habitacionais provisórios em Encantado. A primeira fase da instalação ocorre no Distrito de Palmas, onde cinco unidades já estão sendo instaladas.
Cada módulo, com 27 metros quadrados, acomodará famílias menores. A medida busca beneficiar pessoas atualmente alojadas em salões comunitários. Na cidade, 299 pessoas continuam nos abrigos. Outros módulos serão instalados no Bairro São José, em áreas seguras de inundações. As áreas de instalação receberão jardinagem e locais de lazer.
Já para a reconstrução em Cruzeiro do Sul, foram doados materiais da construção civil pelo município catarinense de Pomerode. Artigos foram angariados com doações de diversos órgãos sociais e empresas, destinados para a construção de 20 casas em madeira, com tamanho de 30 metros quadrados, composta por sala e cozinha conjugadas, banheiro e dois quartos.
Pessoas em abrigos
- Lajeado: 6 pessoas
- Estrela: 200 pessoas em três abrigos
- Arroio do Meio: 150 pessoas
- Encantado: 299 pessoas, de 118 famílias
- Cruzeiro do Sul: 246 pessoas de 93 famílias
Casas destruídas e prometidas no Vale
- Encantado
Destruídas: 390
Atingidas: 1.190
Prometidas: 565 - Arroio do Meio
Destruídas: 500
Atingidas: 3 mil
Prometidas: 580 definitivas
e 38 provisórias - Estrela
Destruídas: 2 mil
Atingidas: mais de 4 mil
Prometidas: 1.060 - Cruzeiro do Sul
Destruídas: 1,2 mil
Atingidas: mais de 1,2 mil
Prometidas: 190 - Muçum
Destruídas: 200
Atingidas: 1.498
Prometidas: 233 - Roca Sales
Destruídas: 314
Atingidas: 1,2 mil
Prometidas: 185 - Lajeado
Destruídas: 500
Atingidas: 2,7 mil edificações
Prometidas: 400 - Venâncio Aires
Destruídas: 400
Atingidas: 600
Prometidas: 72 - Total
Destruídas: 5.104
Atingidas: 14.788
Prometidas: 3.323
Entregues: 42 por entidades
Em construção:
mais de 50 por entidades e
governo do Estado