Biblioteca Pública Municipal recebe doação de 6 mil livros

LAJEADO

Biblioteca Pública Municipal recebe doação de 6 mil livros

Ação faz parte da iniciativa "Juntos pela Leitura no RS", promovida pela Secretaria Estadual da Cultura

Biblioteca Pública Municipal recebe doação de 6 mil livros
Projeto tem parceria do clube TAG Livros e o Instituto Cervantes. (Fotos: divulgação)
Lajeado

A Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan de Lajeado, recebeu na terça-feira, 30, a doação de 6 mil livros da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac). A entrega dos exemplares contou com a presença do Secretário Adjunto da Sedac, Benhur Bortolotto, do Diretor do Instituto Estadual do Livro da Sedac, Silvio Alves Bento, e de representantes da Prefeitura de Lajeado para oficializar a doação.

“Estamos muito gratos à Sedac por esta doação. Estes livros serão fundamentais para enriquecer e repôr o acervo da nossa biblioteca, proporcionando mais oportunidades de leitura e acesso à leitura em nosso município “, avalia a titular da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Talita Fracalossi.

A doação faz parte da iniciativa “Juntos pela Leitura no RS”, promovida pela Sedac, em parceria com o clube de livros TAG Livros e o Instituto Cervantes. O projeto tem como objetivo arrecadar e distribuir livros para bibliotecas gaúchas que foram afetadas pela cheia ocorrida em maio.

“Nossos bibliotecários entraram em contato com as Bibliotecas Públicas Municipais no primeiro momento, para verificar se tinham sido atingidas e em qual nível. A partir disso, a Biblioteca Pública do Estado está organizando essas doações. Fizemos uma lista de quantos livros nós tínhamos para entregar em cada biblioteca e qual o tipo do acervo. Tivemos esse cuidado de entender antes, qual era a necessidade de cada biblioteca. Até agora, a biblioteca de Lajeado foi a que recebeu o maior acervo”, pontua o secretário Bortolotto.

Enchente de maio

A Biblioteca Pública foi atingida pela enchente histórica que atingiu a região em maio. As águas da cheia atingiram cerca de 1 metro no 1º andar do prédio, além de terem inundado todo o subsolo. A cheia danificou cerca de 30% do acervo da biblioteca, o que equivale a cerca de 10 mil livros.

Em resposta ao ocorrido, a biblioteca lançou uma campanha de doações para recompor os exemplares perdidos. Com a doação da Sedac, a biblioteca encerra a campanha de doações.

Acompanhe
nossas
redes sociais