A ONG norte-americana Volunteer Emergency Relief (VER) iniciou a construção do primeiro lote de quatro residências doadas para Lajeado, após o desastre de maio. Após finalizar a fundação na sexta-feira, as obras estruturais começaram no sábado, 27, e a organização prevê a entrega das unidades até a próxima quinta-feira, 1º.
As moradias, com capacidade para acomodar uma família de até cinco pessoas, são construções de 44m 2, elaboradas com material de PVC e gesso. Cada casa tem um custo a partir de R$ 70 mil, sem incluir o terreno.
As unidades serão entregues a famílias que se encontram em abrigos, com membros que estejam trabalhando e que possam contribuir para a recuperação da região.“Daremos prioridade para pessoas que estão trabalhando e que possam ajudar a comunidade de Lajeado na reconstrução. Queremos pessoas ativas”, afirmou o representante da ONG, Fred Martins.
Mesmo com as condições climáticas adversas, a equipe conseguiu avançar nas obras em apenas um dia. As residências serão entregues completas, com banheiro, portas, janelas e preparadas para receber as famílias.
Após as cheias que atingiram o estado, a VER apresentou uma solução emergencial aos gestores do Vale do Taquari, a qual previa a entrega de 60 casas por mês, na região. O projeto inicial envolve a doação de 15 moradias para Lajeado. Os recursos são de doações recebidas pela organização.
Para a construção das demais casas, a organização busca parcerias com construtoras e prefeituras.