Vereadores aprovam destinação de oito áreas para construção de casas

CÂMARA DE LAJEADO

Vereadores aprovam destinação de oito áreas para construção de casas

Terrenos nos bairros Conventos, Floresta e São Bento serão utilizados para atender demanda de desabrigados em função das enchentes

Vereadores aprovam destinação de oito áreas para construção de casas
Sessão ocorreu na noite desta terça-feira, 23 (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado

A Câmara de Lajeado autorizou o governo a reservar oito áreas para construção de casas aos atingidos pelas enchentes. O projeto foi aprovado na sessão desta terça-feira, 23 e envolve espaços nos bairros Conventos, Floresta e São Bento. Os terrenos serão analisados para aproveitamento em programas habitacionais e ainda disponibilizados para ações lideradas por parte da iniciativa privada. Conforme o texto, trata-se de áreas verdes ou de recreação.

Éder Spohr (MDB) pediu mais tempo para analisar o texto, o que foi recusado pela maioria dos vereadores. Ele argumenta que não houve um comunicado pelo governo e nem discussão sobre a utilização dos lotes. “Os moradores pagaram mais por estes locais, perto de área verde e não foram consultadas. Elas se sentem traídas pela prefeitura e inclusive por vereadores”, defende. O emedebista cita não ser contrário a acomodação dos desabrigados em áreas seguras de Lajeado, mas que a situação pode parar na justiça. Spohr foi o único a votar contrário a liberação das áreas.

Paula Thomas (PSDB) afirmou que existem instituições e empresas com valores disponíveis para construção de habitações em Lajeado e na dependência da liberação de terrenos. Sobre as áreas desafetadas nesta sessão, não há um número definido de moradias a serem erguidas.

CCR, atendimento na Saúde e condição de ruas
Carlos Eduardo Ranzi, Jones Vavá e Marquinhos Scheffer, todos do MDB, cobraram uma qualificação no atendimento prestado pela secretaria da Saúde. Entre os apontamentos, a lentidão em trâmites para exames ou cirurgias por meio do serviço público. Antônio de Oliveira (suplente do MDB na vaga de Waldir Blau) pediu que o governo priorize obras de infraestrutura no município, como manutenção de ruas em diferentes bairros.

Alex Schmitt (PP) lamentou o comportamento da CCR ViaSul em relação as obras na “ponte seca” no acesso à BR-386. A concessionária notificou o governo municipal a suspender trabalhos no local durante a última semana. Isidoro Fornari Neto (PP) confirmou a evolução nas tratativas para instalação de um atacarejo do Stok Center da Comercial Zaffari Ltda no bairro Santo André, as margens da BR-386.

Acompanhe
nossas
redes sociais