Há 20 anos Festa dos Motoristas no São Cristóvão

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos Festa dos Motoristas no São Cristóvão

Lajeado

Mais de duas mil pessoas participavam da 36ª edição da Festa dos Motoristas, na Paróquia São Cristóvão de Lajeado. Outros 2 mil veículos acompanharam os oito quilômetros da procissão motorizada, que foi abençoada por três freis. No evento, foram escolhidos o Piá e a Boneca da Festa. Em 2004, a Boneca foi Ana Paula Vetorazzi, de 5 anos, filha de Paulo Cesar e Andréa Vetorazzi. O Piá foi Leonardo Gomes, também de 5 anos, filho de Dirceu e Fabiane Gomes.

Foto: acervo Paróquia São Cristovão

Um pouco da história

A primeira Festa dos Motoristas aconteceu em 1964. Naquela época, era celebrada no mês de janeiro, em alusão à data de fundação da paróquia. Mais tarde, o evento foi transferido para 25 de julho, Dia de São Cristóvão. No início, a comemoração tinha concurso para Rainha e Princesas. Mais tarde, passou a eleger um Rei também.

Desfile de 1966. O carro era conduzido por Abílio Weiand e levava a Rainha Aldacir Tedesco e as Princesas Dulce Brescovit e Lourdes Gallegari. Na época, cerca de 150 veículos acompanharam a procissão

Novo local para a Feira do Produtor

Produtores rurais e técnicos de extensão debatiam o local onde seriam construídas as novas instalações da Feira do Produtor de Lajeado. A verba prevista para o município era de R$ 60 mil, oriunda do Governo do Estado. A área destinada ficava nas proximidades do Parque dos Dick, onde seriam erguidos 20 boxes.

A Feira do Produtor começou no início dos anos 1980, no entorno da Praça da Matriz, perto do velho prédio dos Correios. Mais tarde, a feira foi instalada na antiga Praça Mário Lampert, na rua Júlio May (onde hoje fica o novo INSS). Primeiro, a estrutura era improvisada e, mais tarde, foi melhorada. A feira funcionou ali até o espaço atual ser inaugurado, na rua Santos Filho, próximo aos Dick.

Há 50 anos era eleita  a Rainha dos 150 anos da Imigração Alemã

A grande final do concurso Rainha do Sesquicentenário da Imigração Alemã do Rio Grande do Sul reunia 22 candidatas na Sogipa, em Porto Alegre.

Eram representantes de todas as regiões do Estado e, entre os jurados, estava o cônsul geral da Alemanha, a Rainha das Piscinas e a vice Miss Universo.

O Vale do Taquari tinha duas candidatas: Isonia Maldaner, representando Cruzeiro do Sul, Lajeado e Arroio do Meio, e Vera Elisabeth Fensterseifer, representando Estrela, Bom Retiro do Sul e Roca Sales.

A escolhida da noite foi Lya Beatriz Lauter, representando São Leopoldo. Mas a vencedora era natural de Lajeado, filha dos lajeadenses Werner e Erna Lauter. Ela tinha 19 anos e era estudante de Comunicação na Pucrs.

A vencedora Lya Beatriz Lauter, representante de São Leopoldo (foto: arquivo municipal de Lajeado/O Informativo)

Sábado é

  • Dia do Amigo e Internacional da Amizade
  • Dia Nacional do Biscoito
  • DIa da Chegada do Homem à Lua

Santo do dia 20

  • Santo Aurélio

Acompanhe
nossas
redes sociais