Lajeado ocupa o 5º lugar geral do RS no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil e está entre as 100 melhores do país, ocupando a posição 95 na classificação geral. O ranking avalia a qualidade de vida e o desempenho socioambiental dos 5.570 municípios do Brasil e ranqueia as melhores cidades para se viver no país.
O estudo aborda 53 indicadores divididos em quatro grandes princípios (Indicadores exclusivamente sociais e ambientais, Foco nos resultados, Orientador para políticas públicas e investimentos sociais privados e Relevância) que, por sua vez, são divididas em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades.
Os dados são provenientes de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, como Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, entre outras.
No Rio Grande do Sul, as primeiras posições são ocupadas por: Presidente Lucena (3.077 habitantes), Novo Xingu (1.646 habitantes), Ivoti (22.983 habitantes) e Linha Nova (1.683 habitantes). Lajeado é a única cidade com mais de 50 mil habitantes entre as 10 primeiras do ranking..
A nota geral é uma média das três dimensões analisadas:
Necessidades Humanas Básicas – Neste pilar, Lajeado recebeu 81,1 pontos e figurou na 575ª posição geral entre os municípios. Este grupo engloba 17 indicadores. Foram classificados como “relativamente forte” (melhor resultado): Hospitalizações por Condições Sensíveis à Atenção Primária, Esgotamento Sanitário Adequado, Índice de Abastecimento de Água, Domicílios com Coleta de Resíduos Adequada.
Fundamentos do Bem-estar – O município pontuou nesta unidade 71,81 e ficou na 203ª colocação entre as cidades brasileiras. Este grupo engloba 20 indicadores. Foram classificados como “relativamente forte” (melhor resultado): Densidade Internet Banda Larga Fixa, Densidade Telefonia Móvel, Áreas Verdes Urbanas, Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios (IVCM).
Oportunidades – Neste pilar, Lajeado teve a nota de 50,66 e ficou na 186º posição geral entre os municípios. São 16 indicadores analisados. Foram classificados como “relativamente forte” (melhor resultado): Existência de Ações para Direitos de Minorias, Acesso à Cultura, Lazer e Esporte, Empregados com Ensino Superior, Mulheres Empregadas com Ensino Superior, Nota Média no Enem.
O que é o IPS
O Índice de Progresso Social (IPS), lançado pelo professor Michael Porter, da Harvard Business School, é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias (países, estados, municípios e até comunidades).
O IPS foi desenvolvido por meio da metodologia do Social Progress Imperative, que é uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.
O IPS Brasil apresenta a realidade socioambiental de todos os 5.570 municípios do país e proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos.
No Brasil, o índice é realizado por meio de uma colaboração entre o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento, e o Social Progress Imperative, além de contar com o apoio de especialistas em diversas áreas.O índice será atualizado anualmente.